“Conhecida como concorrência monopolista ou monopolizadora, é um tipo de concorrência imperfeita em que são produzidos produtos distintos, porém, com substitutos próximos passíveis de concorrência, não exercendo um monopólio e não vivendo a situação de concorrência perfeita, [razão pela qual] esse tipo de estrutura de mercado é considerado intermediário entre a concorrência perfeita e o monopólio. Dessa forma, cada organização apresenta algum poder de mercado que acaba por persuadir o preço dos seus próprios produtos ou serviços. Assim, esse produto particular é diferenciado dos produtos dos outros concorrentes.” (PORTOGENTE. Disponível em: . Acesso em: 3 abr. 2016.)
Ao analisarmos a formação híbrida da estrutura de mercado de concorrência monopolística, pode-se averiguar que:
( ) Essa estrutura possui a característica de não dispor de condições para manter o lucro extraordinário no longo prazo, pelo fato de não existirem barreiras contra a entrada de novas empresas.
( ) A competição entre as empresas de concorrência monopolística ocorre por meio da comercialização de produtos diferenciados, mas que não são substitutos perfeitos, proporcionando a elas um relativo poder sobre o produto no tocante ao preço.
( ) Para analisarmos a competição monopolística, primeiramente, deve-se verificar que, nesse mercado, há uma quantidade pequena de empresas.
Julgue, sequencialmente, as assertivas anteriores em verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa correta:
a. F-V-V
b. V-V-F
c. V-F-F
d. F-F-F
e. V-V-V
2- “(...) Não é nada seguro que a vitória do neoliberalismo vai mantê-las pois obedece à outra lógica, a do capital que é a maximização dos lucros. O atual governo busca um caminho próprio na economia e na política internacional, com a consciência de que, dentro de pouco, a economia mundial será de base ecológica. Aí emergiremos como uma potência, capaz de ser a mesa posta para as fomes e as sedes do mundo inteiro.” (BOFF, L. Que Brasil queremos: justo ou apenas rico? Jornal do Brasil, 2016. Disponível em: . Acesso em: 3 abr. 2016.)
Com relação ao lucro das empresas monopolistas, podemos dizer que:
a. No monopólio, o lucro extraordinário pode ser mantido ao longo do tempo, pois existem barreiras à entrada de novos participantes.
b. No monopólio, a maximização do lucro acontece quando a Receita Média se iguala ao Custo Médio.
c. No monopólio, o lucro extraordinário não pode ser mantido ao longo do tempo, pois os órgãos de proteção ao consumidor vão impedir a cobrança de preços abusivos por parte do monopolista.
d. No monopólio, a maximização do lucro acontece quando a Receita Total se iguala ao Custo Total.
e. No monopólio, o lucro extraordinário não pode ser alcançado.
ME AJUDEEEM..
Soluções para a tarefa
Respondido por
177
Questão 1 Alternativa a. V – V – F.
pcacordeiro20:
Correta
Respondido por
11
Resposta:
b. V-V-F
Explicação:
Perguntas interessantes