História, perguntado por marcelocccr, 6 meses atrás

Conheci todos esses sonhadores [os aeronautas], centenas dos quais deram a vida pela nossa ideia, e jamais passou pela mente que os nossos sucessores pudessem ser “mandados” a atacar cidades indefesas, cheias de crianças, mulheres e velhos e, o que é mais, atacar hospitais onde a abnegação e o humanitarismo dos rivais se reúnem, sob o mesmo teto e o mesmo carinho, os feridos e os moribundos dos dois campos.

Trecho da carta de Santos Dumont. Disponível em: . (adaptado)

Santos Dumont sofria com os efeitos nefastos da guerra. A ilustração mostra o potencial explosivo da bomba que devastou a paisagem e dizimou grande parte da população de duas cidades, no final da Segunda Guerra Mundial. Sobre esse fato, pode-se afirmar que

A
os Estados Unidos lançaram bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki visando demonstrar seu poderio bélico.

B
os países aliados utilizaram-se das bombas atômicas para destruir Tóquio e Berlim visando à rendição dos nazistas.

C
a Inglaterra e a França explodiram bombas atômicas em Moscou e em Praga para conter o avanço do comunismo.

D
os Estados Unidos venceram a guerra porque ameaçaram utilizar bombas atômicas contra Tóquio e Berlim.

E
a Alemanha usou bombas atômicas contra Stalingrado e Moscou, em razão dos bombardeios aéreos que sofreu da URSS.

Soluções para a tarefa

Respondido por mrsentose20p39su2
4

Resposta:

Alternativa A

Explicação:

A resistência obstinada dos exércitos japoneses, além de ter sido obtida após anos de doutrinação da população japonesa, era parte da estratégia de luta da cúpula japonesa. A liderança japonesa acreditava que, se o Japão impusesse um custo muito alto para as conquistas americanas, os Estados Unidos poderiam aceitar negociar o fim da guerra e garantir ao Japão o controle de suas posses coloniais na China e Coreia.

No entanto, os Estados Unidos possuíam outra estratégia para pôr fim à guerra: bombas atômicas. Desde 1941 os Estados Unidos produziam bombas atômicas no Projeto Manhattan. Em 1945, cerca de 125 mil pessoas trabalhavam a todo vapor para finalizar a produção das armas. O projeto contou com a parceria do Reino Unido.

A utilização das bombas atômicas foi resultado da indisposição americana em invadir a ilha japonesa, pois ela resultaria em milhares de mortes de soldados americanos. Além disso, havia a possibilidade de que a guerra contra o Japão se arrastasse por muitos meses e isso era considerado desastroso pelas lideranças americanas.

Com a negativa do Japão de se render, os Estados Unidos utilizaram suas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki nos dias 6 e 9 de agosto de 1945. Os ataques ocasionaram a rendição japonesa em 14 de agosto de 1945. No dia 2 de setembro de 1945, a rendição do Japão foi oficializada com a assinatura do documento de rendição no encouraçado Missouri.


marcelocccr: vlw
Perguntas interessantes