Conhecer os termos que compõem a oração e entender as relações que eles estabelecem entre si auxilia na produção textual e na compreensão de seus efeitos de sentido, uma vez que o deslocamento de termos na oração gera alterações semânticas no texto.
Leia os trechos 1 e 2 a seguir:
1) Depois de ter passado uma nuvem que impossibilitava a visão, a cidade ergueu-se enorme ã minha frente.
2) depois de ter passado uma nuvem que impossibilitava a visão, a cidade ergueu-se ã minha frente, Era enorme.
Você precisa definir a diferença entre as estruturas das orações e quais são os sentidos construídos por essa alteração.
Soluções para a tarefa
Na frase 2 podemos observar que a características atribuída à cidade, isto é, o adjetivo "enorme" está colocado em último plano, ao final da frase. Isso permite que haja uma grande enfatização ao tamanho que a cidade apresenta, fazendo com que o leitor se veja diante de uma característica marcante da cidade narrada.
Já na primeira afirmativa, podemos notar a ausência de tal desejo de enfatizar as características da dimensão da cidade, colocando o adjetivo no meio da frase.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
No trecho 1, o adjetivo “enorme” caracteriza a cidade que se ergue e compõe um mesmo período.
No trecho 2, esse aspecto da cidade não faz mais parte da oração principal do primeiro período, mas compõe uma nova oração. Essa alteração enfatiza o atributo da cidade, “imensa”. Já no primeiro trecho, a ênfase é dada ao aparecimento da cidade.
Explicação: