Conhecer o Corpo: Uma questão de Cultura
O ser humano é obrigado a ter uma formação bastante ampla para ser considerado culturalmente desenvolvido. Deve demonstrar atitudes inteligentes e conhecimentos sobre política, economia e finanças (para manter e ampliar o patrimônio), informática, artes, línguas, geografia e história mundial. Como se isso não bastasse para estar integrado ao seu meio, precisa, também, saber operar as máquinas modernas (automóveis, computadores, fax, telefones celulares, caixas eletrônicas) e, é claro, ter sólidas noções de ecologia, de como preservar o verde e salvar as baleias, da importância da caminhada matinal para que o melhor amigo do homem – o cão não fique sedentário e raivoso. No entanto, a grande maioria dessas pessoas cultas, pouco sabe sobre o mais importante patrimônio de que dispõe: seu próprio corpo. Como evitar a flacidez precoce; fortalecer e alongar determinados músculos para prevenir as frequentes dores de coluna; como contratar a dieta para evitar o aumento de peso; como escolher exercícios físicos adequados s suas necessidades, sem se exceder nos esportes realizados somente nos fins de semana. Essas informações deveriam fazer parte do acervo cultural dos seres humanos e motivar atitudes de respeito ao próprio corpo e de cuidado com a saúde. Contudo, para a maioria das pessoas, o corpo permanece um desconhecido, O resultado aparece depois; infarto do miocárdio, obesidade, dores na coluna, hipertensão arterial, diabetes, enfraquecimento e lesões musculares. Essas moléstias comuns ocorrem com maior frequência entre as pessoas de vida sedentária com baixos níveis de condicionamento físico. Essas doenças são denominadas, na medicina esportiva de moléstias hipocinéticas (hipo: pouco; cinéticas: movimento), por surgirem, sobretudo em quem se exercita pouco ou quase nada,
Existem inúmeras' dietas, equipamentos, medicamentos, cremes rejuvenescedores, todos prometendo resultados fantásticos em curto prazo. Sem contar inúmeros programas de exercícios que submetem as pessoas a horas seguidas de treinamento que deixariam qualquer combatente assustado. O que há de verdade nisso tudo? De que seu corpo realmente necessita? Essas formas radicais de cuidar do corpo são eficientes?
O que você precisa realmente saber é que cuidar do seu bem estar físico não é modismo, mas sim uma atitude inteligente de quem deseja adquirir e manter bom nível de condicionamento físico, Afinal, estar fisicamente bem é fundamental para a manutenção da saúde e do bem estar. Além de saber a importância da atividade física para a sua saúde, você precisa estar consciente do sou biotipo físico para poder escolher o exercício ou o esporte mais adequado ao seu corpo. E, acima de tudo, despertar o gosto pelo exercido físico, tomando-o um hábito normal quanto se alimentar, dormir, escovar os dentes, vestir-se...etc.
Atividades
Lendo o texto acima com atenção, faça uma reflexão e um pequeno texto, externando sua opinião com relação aos problemas de saúde decorrentes da falta de conhecimento do nosso corpo, e como, baseado no texto e na sua opinião, podemos melhorar nossa qualidade de vida e nosso bem estar sem prejudicar nossa saúde?
Soluções para a tarefa
Resposta: Conhecer ao nosso corpo é importante e necessário para que possamos ter uma vida ativa e saudável, quando conhecemos o nosso corpo e como o mesmo funciona qualquer alteração será perceptível e poderemos recorrer a ajuda necessária caso algo ande mal.
Porem, alem de conhecer ao nosso corpo devemos também cuidar dele e para isso é preciso hidratar, isso mesmo, tomar água e praticar exercícios físicos para que assim doenças fiquem longe de nosso organismo.
Ainda, para que tenhamos uma trajetória satisfatória jamais devemos nos descuidar com a nossa alimentação e desta maneira, mantendo hábitos saudáveis e praticando exercícios físicos poderemos ter uma vida feliz e realizadora em todos os aspectos. Afinal, corpo são, mente sã!
Explicação: