Química, perguntado por larissemm, 1 ano atrás

Conhecendo-se o valor da constante de equilíbrio (Kc), pode-se determinar a possibilidade de uma dada reação ocorrer na natureza. Considere duas reações possíveis para a fixação do nitrogênio atmosférico, N2, convertendo-os em compostos: I- N2 + O2 <-----> NO Kc= 1x10^-30 a 25 C II- N2 + 3H2 <-----> 2NH3 Kc= 5x10^8 a 25 C Considerando os valores correspondentes das constantes de Kc, qual reação seria menos apropriada para a fixação do nitrogênio? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por ronaldots96pabsjf
9

Olá!


Questão de química sobre constante de equilíbrio.


A constante de equilíbrio de uma reação química é um valor que relaciona, por uma razão, a concentração de produtos no meio com a concentração de reagentes:

 Kc=\frac{[produtos]}{[reagentes]}

Onde Kc = constante de equilíbrio

[produtos] = concentração dos produtos

[reagentes] = concentração de reagentes


Observando a fórmula matemática podemos facilmente induzir que quanto maior [produtos], maior será o Kc, e quanto maior for Kc, mais a reação estará deslocada para o lado dos produtos.


Com base nisso basta analisarmos o Kc das reações:

I - Kc = 1x10⁻³⁰

II - Kc = 5x10⁸


Como o Kc da segunda reação é bem maior que o da primeira, podemos dizer que a primeira é a reação é a menos apropriada para a fixação do nitrogênio, já que com o Kc tão baixo a seta de equilíbrio estará praticamente toda voltada para o reagentes, ou seja, praticamente não teremos formação de produto na reação I.


Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes