Sociologia, perguntado por juliasnapchat3235, 4 meses atrás

Conhecendo conceitos presentes na sociedade contemporânea

Pobres: Pessoas indesejáveis!

Uma das palavras difundidas no Brasil recentemente é Aporofobia! Você já ouviu falar deste termo? Imagina o que ela significa?

O termo Aporofobia é tido como uma patologia social pela filósofa espanhola Adela Cortina: Aporofobia: vem do grego "áporos", o pobre, o desamparado, e "fobéo", que significa temer, odiar, rejeitar. A palavra, prima da xenofobia, homofobia e islamofobia, significa a aversão ao pobre pelo fato de ser pobre. Adela, ainda acrescenta: "é comum tratar bem quem pode nos fazer favor ou dar algo em troca e abandonar aqueles que não podem nos dar nada disso". Aporofobia é tida como um fenômeno social, não físico, que não pode ser apontado com o dedo. Nomear a rejeição aos pobres permite-nos tornar visível esta patologia social, investigar as causas e decidir se concordamos que continue a crescer ou se estamos dispostos a desativá-la por nos parecer inadmissível. Aqui está a conexão da disciplina de Sociologia Jurídica, com a proposta da atividade!

De acordo com o Pe. Julio Lancelotti "A criminalização da pobreza não criminaliza os produtores da pobreza, apenas os pobres e empobrecidos". ​Elaborado pelo professor. 2022



Fonte: Disponível em:. Acesso em: 31 ago. 2022. Um dos exemplos mais evidentes que podemos citar (dentre tantos) é a arquitetura (construção) hostil, onde se criam "barreiras" físicas para que "pobres miseráveis" não estraguem a beleza de prédios públicos e privados, chamado também de arquitetura anti-pobre. Proposta da atividade:

Soluções para a tarefa

Respondido por vitomanoeli
1

A pobreza é um dos produtos sociais do distanciamento entre as classes, ocorre quando há divisão dos poderes entre classe dominante e classe dominada. Algumas sociedades conseguiram amenizar estes efeitos, outras, criaram um abismo entre as pessoas que participam da sociedade e os pobres como moeda de troca. A aporofobia é a aversão a pobres e pobreza.

Aporofobia, um produto da desigualdade

No que diz respeito aos modelos de sociedade, não importa muito onde e como ocorra, haverão pobres a aversão da pobreza. Isto, claro, se tornará mais ou menos evidente de acordo com o nível de riqueza de quem é mais rico e o nível de pobreza de quem é mais pobre.

Tem-se aversão do pobre e da pobreza, mas isto não é um preconceito que sequer tem bases válidas. Por uma razão lógica, se as pessoas tem aversão à pobreza, deveriam a erradicar. Mas isto não ocorre por outra razão lógica. Sem os pobres, como existiriam os ricos?

Aporofobia — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/54035333

#SPJ4


tatibat: Obrigada
Perguntas interessantes