Conhecendo a OSM, você já se perguntou quais são as habilidades e competências requeridas para atuar como profissional dessa área? Em suma, vale relembrar que a OSM é responsável por otimizar os processos, excluindo tudo aquilo que for supérfluo, gerando desta forma, melhores resultados com menor despendido de recursos.
O profissional analista de OSM no organograma, geralmente é encontrado logo após a presidência de forma semelhante em tomada de decisões, necessita, portanto, desenvolver uma visão de águia, compreendendo sistematicamente a empresa, dentro do nicho na qual está inserida, ou seja, ter a capacidade de olhar para dentro da empresa e para o que está aos seus arredores.
Atuando neste cargo, o profissional deverá desenvolver o levantamento de dados, analisá-los de forma técnica e lógica, elaborar, e consequentemente, implantar métodos de melhoria com objetivo claro de alavancar os indicadores organizacionais.
As organizações possuem modos de se formar semelhantes, mas a fórmula que ela utiliza para fazer as engrenagens funcionarem, se diferem uma das outras, trabalhando, em sua maioria, com diferentes fluxos e sistemas implantados. Dessa forma, o profissional de OSM precisa reconhecer o ambiente interno desta empresa, observar e compreender as ferramentas que são empregadas a fim de aprimorá-las, modificá-las ou até mesmo de excluí-las e ainda reconhecer o seu potencial humano, o treinando, capacitando e até mesmo, compreendendo as suas atitudes.
JUNIOR, Gustavo. RPM Consultoria Empresarial, 2019 [online]. As funções do analista de OSM e suas habilidades. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2022 (adaptado).
Com base no texto acima e considerando os estudos da disciplina, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Os profissionais de OSM tornam-se responsáveis pela análise e delineamento das atividades organizacionais, promovendo uma visão sistêmica da organização, o que significa um olhar míope para as tarefas que estão sendo executadas em determinado momento.
Alternativa 2:
Considerando a estruturação sistêmica da atividade de OSM, percebe-se a falta de controle sobre os indicadores organizacionais por parte dos profissionais dessa área, uma vez que estão focados nos cenários dos processos de cada setor.
Alternativa 3:
Uma visão míope e por parte do profissional de OSM, possibilita a integração de departamentos e pessoas, uma vez que ele os conduzirá a se preocuparem, apenas, com os objetivos departamentais.
Alternativa 4:
O órgão de OSM tem uma posição de staff e não de linha na estrutura organizacional e, isso significa que o profissional dessa área tem o papel de assessorar os gestores no exercício de sua função.
Alternativa 5:
O profissional de OSM ocupa uma posição de staff nas organizações, e isso lhe confere, em exercício de sua função, autoridade de mando.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Alternativa 4:
O órgão de OSM tem uma posição de staff e não de linha na estrutura organizacional e, isso significa que o profissional dessa área tem o papel de assessorar os gestores no exercício de sua função.
Explicação:
Pagina 26 da apostila.
'Dessa forma, o órgão de OSM tem uma posição de staff e não de linha na
estrutura organizacional, isso quer dizer que esse órgão não tem autoridade de
“mandar” no contexto organizacional, mas sim de assessorar os gerentes de linha
no exercício de sua função (ARAÚJO, 2011). '
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás