CONHECENDO A BOCHA PARALÍMPICA Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpi- ca só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limita- dos a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumen- tos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros. Existe uma classificação funcional para que o jogo seja mais justo, os atletas são divididos em quatro classes, de acordo com o grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não. No caso dos atletas com maior grau de comprometimento, é permitido o uso de uma calha para dar mais propulsão à bola. Divisões de classes: BC1: Opção de auxílio de ajudantes (podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando pedido). BC2: Não podem receber assistência. BC3: Deficiências muito severas. Usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa. BC4: Outras deficiências severas, mas que não recebem assistência. No jogo de Bocha Paralímpica são 13 bolas, sendo seis azuis, seis vermelhas e uma branca – todas são confeccionadas com fibra sintética e pesam cerca de 280g. O objetivo é aproximar o maior número de bolas coloridas da branca, que é conhecida como Jack. O jogo é dividido em 4 sets (tempos), em cada set os jogadores lançam todas as bolas em direção a bola alvo, o árbitro faz a contagem das bolas que estão mais próximas da bola branca (jack), e anuncia a pon- tuação do set. No final dos quatro sets a pontuação é somada, e o atleta que tiver feito o maior número de pontos vence a partida.
3. Explique de acordo com o texto como é dividido o jogo de bocha paralímpica, e como funciona o
sistema de pontuação para se obter a vitória?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existe uma classificação funcional para que o jogo seja mais justo os atletas são divididos em quatro classes, de acordo com o grau de deficiência e da necessidade de auxílio ou não. O atleta que lançar as bolas coloridas o mais perto da bola branca (jack) marca ponto. Ao final dos quatro tempos (sets) a pontuação é somada e o atleta que tiver feito mais pontos é o vencedor.
Divisão:
No jogo de bocha paralímpica se tem a classificação funcional, onde os atletas são divididos em quatro classes, denominadas BC1, BC2, BC3 e BC4, conforme o seu grau de deficiência.
- BC1: praticantes com paralisia cerebral, que não são capazes de impulsionar a cadeira de rodas, têm muitas dificuldades de mudar a forma de se sentar e não usam as pernas. Têm a opção de auxílio.
- BC2: praticantes com paralisia cerebral, mas que têm controle do tronco. Possuem dificuldades em movimentos isolados e dos ombros, mas conseguem impulsionar a cadeira de rodas e são capazes de ficar de pé. Não têm a opção de auxílio.
- BC3: praticantes com deficiências muito severas, com disfunção locomotora grave nos quatro membros, não possuindo muita força e coordenação. Podem usar instrumento auxiliar ou receberem auxílio.
- BC4: praticantes com deficiências severas, com disfunção locomotora nos quatro membros, porém, possuem um pouco mais de força e coordenação. Não recebem auxílio.
Objetivo e pontuação:
O jogo se divide em quatro sets, onde o objetivo é lançar as bolas coloridas (seis azuis e seis vermelhas) de forma que fiquem o mais próximo possível da bola branca, conhecida como jack ou bolim. Por set, são lançadas seis bolas por cada jogador. No final de cada set o árbitro dá a pontuação, baseado no número de bolas que o jogador ou equipe tem mais próximas à bola branca, e o atleta que tiver mais pontos no total, ao final dos quatro sets, vence.
Veja mais sobre a bocha paralímpica em:
https://brainly.com.br/tarefa/43259948