Conheça pesquisa que associa estresse ao surgimento de cabelos brancos
No que diz respeito, especificamente, aos fios embranquecidos, sabe-se, hoje, que muitos fatores são responsáveis pela mudança de cor dos cabelos, a exemplo do próprio envelhecimento ou da carga genética – que o digam os jovens precocemente grisalhos. Para além de tudo isso, porém, o estresse sempre aparece – segundo crenças populares – como causa para aceleração de tonalidade das madeixas. O que diz a ciência sobre a questão, afinal?
Segundo William Antonio Gonçalves – hoje, doutor em Biologia Celular, e, à época da pesquisa, responsável pelo projeto –, pretendia descobrir como a dor dos animais permanecia, mesmo após o término da inflamação articular, observada no modelo de artrite induzida por antígeno, modelo experimental realizado em camundongos, que mimetiza a inflamação observada em pacientes com artrite reumatoide.
Para responder a pergunta, Gonçalves precisava de uma ferramenta – a resiniferatoxina (RTX) – capaz de eliminar os neurônios sensoriais responsáveis por “perceber” o estímulo doloroso. Porém, o que ele não esperava era que os pelos dos camundongos ficassem brancos depois de alguns dias, após o tratamento com a RTX. “Percebi que havia outra pergunta que não deveria ser ignorada. Por que o pelo dos animais embranquecia depois que eu eliminava as células sensoriais da dor com a RTX? ”, resume.
Assim, ao perceber o fenômeno dos pelos brancos nos camundongos, William foi estimulado por sua orientadora, a professora Vanessa Pinho, a investir na pesquisa paralela, ao desenvolver novos experimentos junto a um dos coorientadores do doutorado, o professor Thiago Cunha, da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP-RP), que havia fornecido a RTX .
Os dois decidiram conversar com outros grupos, que também trabalhavam com a RTX, e descobriram que William Gonçalves não foi o primeiro a fazer tal constatação. “Pesquisadores do grupo da professora Ya-Chieh Hsu, de Harvard, haviam verificado o mesmo fenômeno, e estavam com trabalhos relativamente avançados”, conta o professor, ao reforçar, no entanto, que os norte-americanos precisavam de evidências para responder como o estresse provocado pelo uso da RTX – algo que não se sabia que acontecia e havia sido padronizado por eles – influenciava a alteração de cor na pelagem dos camundongos. Com tal intuito, os especialistas brasileiros começaram seus experimentos.
SCALIONI, Teo. Conheça pesquisa que associa estresse ao surgimento de cabelos brancos. In. Minas faz ciência. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2021. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “... algo que não se sabia que acontecia e havia sido padronizado por eles...” (5º parágrafo), a palavra destacada refere-se a
a) camundongos.
b)coorientadores.
c)especialistas brasileiros.
d)experimentos.
e) norte-americanos.
kaikyeduardoribeiro:
norte- americanos
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:
Norte-americanos
Explicação:
não tenho certeza se é isso, mas foi a minha resposta na prova
Respondido por
4
O trecho se refere aos norte-americanos, desse modo, a alternativa que se encontra correta é a letra E.
O texto se trata de um estudo sobre os cabelos brancos, que pode acontecer pela fase de vida que chegarmos, como a velhice, mas também podem acontecer por fatores genéticos e estressantes, assim, devemos entender que é algo comum.
Nisso, no trecho ele deixa claro que está se referindo aos norte americanos que padronizou o uso do RTX, que é uma ferramenta capaz de eliminar os neurônios sensoriais responsáveis por “perceber” o estímulo doloroso
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/43634785
Anexos:
Perguntas interessantes
Lógica,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Informática,
11 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás