Sociologia, perguntado por Tioga, 1 ano atrás

Conforme Yazbek (2009), "a institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista se explica no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos, que caracterizam as relações entre as classes sociais na consolidação do capitalismo monopolista". Especificamente em relação às particularidades de institucionalização do Serviço Social no Brasil podemos afirmar que: Analise as alternativas abaixo e as correlacione: I. Na década de 30, o Estado assume a regulação das tensões entre as classes sociais, e a questão social passa a ser compreendida, no governo Vargas, como problema de administração pública, resultando na criação de políticas e agências estatais para atender aos trabalhadores. II. Mesmo que o Serviço Social foi regulamentado como profissão liberal por portaria do Ministério do Trabalho em 1949, a inserção dos assistentes sociais em agências estatais operadoras de políticas sociais, configura uma relação de assalariamento, o que implica relativa autonomia no trabalho profissional. III. A criação do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) em 1932 foi responsável pela formação das professoras que integraram o quadro da primeira escola de Serviço Social no Brasil em 1936, com os referenciais da doutrina social da Igreja Católica, do ideário franco-belga de ação social e do tomismo como referenciais teórico-metodológicos e ideopolíticos. Assinale a alternativa correta. A) As afirmativas I e III são verdadeiras. B) As afirmativas I e II são verdadeiras. C) As afirmativas I, II e III são verdadeiras. D) A afirmativa I é verdadeira. E) As afirmativas II e III são verdadeiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5

A alternativa A está correta.

O papel do Assistente Social é de grande importância para a sociedade se levarmos em consideração as diversas mazelas que as classes menos favorecidas sofrem em todas as esferas, seja social, cultural ou econômica.

Deste modo, uma sociedade mais justa possui relação com o combate dessas dificuldades, e, o apoio as camadas segregadas, como índices de problemas de saúde em um bairro, crimes domésticos, desempenho ruim nas escolas e necessidades básicas da população. 

Perguntas interessantes