Conforme visto em aula, explique os termos "cromossomo", "alelo", "genótipo" e "fenótipo".
Soluções para a tarefa
Resposta:
Crossomo:
Essas proteínas são responsáveis por manter a estrutura do cromossomo e auxiliar no controle das atividades dos genes presentes nas moléculas de DNA. Os cromossomos estão presentes no núcleo das células eucarióticas e a sua quantidade varia em cada espécie.
Alelo:
Os alelos são formas alternativas de um mesmo gene. Gerados por mutação, eles também ocupam o mesmo espaço – lugar que chamamos de locus – em cromossomos homólogos. Esses cromossomos são aqueles possuem genes para a mesma característica.
Genótipo:
O genótipo é a parte da composição genética de uma célula e, portanto, de qualquer indivíduo, que determina uma de suas características. O termo foi cunhado pelo botânico dinamarquês, fisiologista e geneticista Wilhelm Johannsen em 1903.
Fenótipo:
O fenótipo são as características observáveis ou caracteres de um organismo ou população, como: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento. O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois.
Espero ter ajudado ;)
Se puder pode colocar como melhor resposta?
Cromossomo:
Um cromossomo ou cromossoma é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleótidos com funções específicas nas células dos seres vivos. Está intimamente relacionado à determinação do sexo e a herança genética.
Alelos:
Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.
Genótipo:
Genótipo é o conjunto formado pelos genes de um indivíduo que não são modificados naturalmente.
Fenótipo:
O fenótipo refere-se às características visíveis que podem ser modificadas.