Conforme vimos ao longo da disciplina "Metodologia Científica", o Estruturalismo foi uma corrente teórica nas Ciências Sociais inicialmente aplicada pelo etnólogo Claude Lévi-Strauss, que partiu das premissas do estruturalismo linguístico. Nesse sentido, ele pôde desenvolver uma teoria que superasse a contradição entre o que é concreto, palpável e observável do que pode ser objeto da ciência.
A respeito do estruturalismo e de acordo com os estudos realizados através do material didático, analise as afirmativas abaixo. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A preocupação do estudo científico pautado no estruturalismo é a descrição em termos relacionais, independentemente do seu processo evolutivo ou relações externas.
II. Richardson (1999) explica que, para uma análise estruturalista, é preciso descrever exaustivamente os fatos observados, analisá-los em si mesmos e em relação ao conjunto.
III. Busca-se a decomposição do fenômeno estudado, visando elementos que variem produzindo modificações no conjunto.
IV. É preciso reconstruir a estrutura, partindo das menores partes do fenômeno estudado, estabelecendo regras de associação entre os elementos pertinentes.
A) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
B) Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
C) Estão corretas todas as afirmativas I, II, III e IV.
D) Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
E) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
I é falsa. No estruturalismo a compreensão dos fenômenos desassociados das estruturas que os produziram é impossível.
II é verdadeira. Compreender os fenômenos como são relacionados com a estrutura é a proposição básica do estruturalismo enquanto metodologia científica.
III é verdadeira, de modo a descobrir os elementos gerais nos fenômenos particulares.
IV é verdadeira, de modo a descobrir regras gerais que estariam por trás dos acontecimentos superficiais, explicando-os em sua própria complexidade estrutural.
É correta a alternativa D.
Perguntas interessantes