Conforme Veiga (2000), ao elaborarmos um Projeto Político Pedagógico na escola, necessitamos considerar algumas questões. Entre elas, destacamos: a) Qual é a concepção de homem na atualidade? b) Que tipos de alunos a escola pretende formar? c) Qual a concepção de escola, considerando sua gestão e processo de ensino-aprendizagem?
Soluções para a tarefa
A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. É um instrumento eficaz no cumprimento de propósitos estabelecidos em conjunto por professores, coordenadores e diretor, e garantir a formação coerente de seus alunos ao longo da escolaridade obrigatória.
4) As escolas necessitam dar condições aos alunos para que eles possam evoluir em suas aprendizagens, perguntando, investigando e produzindo novos conhecimentos. Nesse sentido, torna-se decisivo no processo de ensino-aprendizagem alguns princípios, dentre eles, podemos citar:
Resposta: c) A importância da participação do aluno, tornando-se um protagonista de suas aprendizagens.
Explicação:/ Resposta correta
No processo de ensino-aprendizagem alguns princípios são decisivos para dar condições aos alunos de evoluir em suas aprendizagens, dentre eles, podemos citar a importância da participação do aluno, tornando-se um protagonista de suas aprendizagens, destacando, também, o ensino dialogado entre as áreas do conhecimento, de forma individual e coletiva, alterando o planejamento e complementando as ações do currículo, caso necessário.