Conforme VASCONCELLOS E GARCIA, “algumas publicações da área de finanças públicas destacam uma quarta função do setor público: a função de crescimento econômico, que diz respeito às políticas que permitem aumentos na formação de capital. Ou seja, a atuação do Estado, tanto no tocante aos investimentos públicos (fornecimento de bens públicos, infraestrutura básica) como aos incentivos e financiamentos para estimular os investimentos do setor privado, está voltada para o crescimento econômico de longo prazo. Em certo sentido, a função de crescimento não seria diferente da função alocativa do setor público.”
Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 277.
Observe as assertivas:
I. É visível no texto as ações de políticas monetária, envolvendo incentivos e financiamentos para o estímulo de investimentos do setor privado.
II. O fornecimento de bens públicos, como investimentos em saneamento básico, asfaltamento e iluminação de ruas, são ações considerada alocativas.
III. Investimentos pesados em infraestrutura constituem uma política fiscal expansionista.
É correto o que se afirma em
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
I e II apenas
A função econômica do setor público abre portas para o investimento do Estado em iniciativas privadas sob a alegação de que estas podem movimentar a economia e voltar a reaquecê-la. Nesse sentido, se torna importante compreender o que são ações consideradas alocativas, que são aquelas onde são destinados fundos orçamentários, verbas e recursos.
Marcosphysique:
Está errado! a resposta correta é II e III apenas.
Respondido por
136
Resposta Correta: II e III, apenas.
Explicação: No texto não são comentadas ações de política monetária que seriam mais voltadas a forma como o governo conduz a oferta monetária em uma economia.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás