Conforme texto base, leia atentamente a assertiva a seguir:
Analisemos a situação das culturas brasileiras nas décadas de 1930 e 1940. A Cultura tem tempo e lugar, é vivida em contextos definidos, influencia e é influenciada por eles.
Leia as afirmativas a seguir descritas, relacionando-as com o enunciado, e assinale a alternativa INCORRETA:
a.
Os estudos divulgados procuravam apresentar, a partir de perspectivas teóricas diversas, as trajetórias que possibilitaram a convivência dos diferentes segmentos da sociedade e sua importância para a configuração das culturas no país.
b.
Temas como influência da miscigenação e a existência do “brasileiro cordial”, descrito e mitificado em obras das culturas brasileiras, seriam abordados por intelectuais e pesquisadores das nascentes instituições de ensino e pesquisa.
c.
O contexto do novo século exigiria a superação de hábitos e costumes tradicionais e os analistas da cultura iniciariam um debate que acompanharia todo o século XX na tentativa de compreender a gênese dessa cultura.
d.
Os valores tradicionais das culturas brasileiras permaneceriam dominantes; porém, seriam confrontados, em pleno século XX, com os “ares de modernidade” que trariam inovações para o cotidiano de parte dos brasileiros.
???
e.
Predominava a cultura global, de Hollywood, e as rádios brasileiras tocavam e eram influenciadas principalmente por músicas americanas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na sequencia da questão, letra "E".
"Predominava a cultura global, de Hollywood, e as rádios brasileiras tocavam e eram influenciadas principalmente por músicas americanas."
Explicação:
Na verdade nos anos 1930, começou com a Cinédia, exibindo filmes musicais românticos no estilo hollywoodiano. Nos anos 1940, a Atlântida, com chanchadas que divertiram multidões. Foram as referências do cinema nacional.
Já o rádio apresenta em sua programação, informação, entretenimento e música e foi um grande aliado do cinema na transformação da música em produto cultural de massa. Programas de auditório foram responsáveis por consagrar um conjunto de cantores brasileiros no que posteriormente seria caracterizado como Música Popular Brasileira.
Essas foram as principais referências do Brasil para a cultura das massas.