Ed. Técnica, perguntado por bdesouzacatalani, 5 meses atrás

Conforme sabemos que algumas atitudes usadas nas redes sociais como Cyberbullying, a Superexposição e a Invasão da Intimidade, o que pode acarretar para aqueles que fazem o mal uso na internet causando vários problemas às pessoas que possa ter sido citada? Justifique.

2 – Como podemos mudar os nossos pensamentos quanto o uso desordenado no ambiente digital? Explique.

3 – Como podemos cuidar das nossas imagens e particularidades na internet, sem que haja algum problema?

4 – Será que as pessoas conhecem as licenças de uso para os conteúdos publicados na internet? Justifique

5 – Como podemos produzir conteúdo para mídia digital respeitando licenças e direitos autorais?

6 – O que fazem os influenciadores digitais e quais são às contribuições que “eles” dão a sociedade?

7 – Com base no texto de “Redes Sociais”, para que serve o Marco Civil da Internet?

8 – Explique o que você sabe sobre o significado do QR Code?

9 – Explique com as suas palavras quais às implicações podem causar ao criador de
um perfil falso e daqueles que “CURTEM” e dissemina as Fake News?

10 – Será que quando um cidadão ou cidadã é atingido por Fakes News ou qualquer tipo de injustiça na internet está pessoa poderá usar seus direitos constitucionais como cidadão para acionar a justiça? Responda.

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilapsd
0

Com base em nosso conhecimento a cerca do uso das redes sociais, podemos responder as questões que se seguem como:

1) O Cyberbullying, a superexposição e a Invasão da Intimidade, assim como violências em ambiente real, praticado fora do ambiente virtual, podem ter graves consequências para as vítimas, sendo as mais comuns:

  • isolamento social
  • tristeza profunda
  • depressão
  • transtorno de ansiedade
  • síndrome do pânico
  • traumas
  • baixo desempenho escolar
  • baixa autoestima
  • dificuldades de socialização
  • uso de além de drogas e álcool
  • suicídio

2) Especialistas alertam que o uso das redes sociais pode ser viciante por isso devemos repensar sobre um uso mais consciente e responsável de forma a minimizar os impactos na vida humana.

3) Os principais cuidado que devemos ter para evitar problemas nas redes sociais são:

  • Não expor em demasia sua vida
  • Evitar a exposição de intimidades
  • Bloquear pessoa indesejadas
  • Evitar fotos íntimas, contendo nudez parcial ou total
  • Responsáveis legais e tutores devem sempre monitorar as redes dos menores de idade

4) Não. A maioria de nós não possui conhecimento sobre a necessidade de licenças para utilizar conteúdos publicados no mundo virtual, isso ocorre devido ao fato de atentarmos para a diferença entre imagem com direitos autorais e a pública.

5) Sempre devemos buscar imagens e conteúdos públicos, e em qualquer publicação que utilize conteúdo alheio, sempre devemos referenciar, sem obter lucro por materiais plagiados e não autênticos.

6) Os influenciadores digitais são pessoas que expressam opinião, conteúdo, mostram produtos e serviços, que de alguma forma deveriam impactar indivíduos e comunidades. Entretanto devemos ter cuidado ao consumir o que nos são mostrado.

7) O marco civil da internet, baseado na lei nº 12.965, norteia todo processo de utilização das redes, com foco na tutela dos direitos fundamentais civis, o que desmistifica a internet como terra sem lei.

8) O QR Code é uma evolução do código de barras, o escaneamento permite acessar de forma rápida informações sobre o produto e serviço do qual se refere.

9) O criador de perfil falso e que dissemina fake news realiza um desserviço a nossa sociedade. Ele fere os direitos de acesso dos usuários ao processamento de seus dados e à responsabilidade por danos, que essas notícias falsas podem causar.

10) Sim. Os direitos civis devem ser respeitados, inclusive no mundo virtual. Para isso, o Marco Civil da Internet possui 32 artigos que tratam dos direitos e garantias dos usuários, inclusive na atuação do poder público.

Proteção de dados

Entende-se como a possibilidade de cada cidadão determinar de forma autônoma a utilização de seus dados pessoais. Inclusive no que tange as garantias para evitar que estes dados sejam utilizados de forma criminal e cause discriminação ou danos ao cidadão ou à sociedade.

Foi diante aos enúmeros escândalos referente ao vazamento de dados e a privacidade ferida que, muitos países aprovaram leis de fiscalização e punição. No Brasil, em 10 de julho de 2018 foi aprovado o Projeto de Lei da Câmara nº 53.

Aprenda mais sobre marco civil da internet aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49252519

#SPJ1

Perguntas interessantes