Conforme Polya (1997), “resolver um problema é encontrar os meios desconhecidos para um fim nitidamente imaginado. Se o fim por si só não sugere os meios, se por isso temos de procurá-los refletindo conscientemente sobre como alcançar o fim, temos um problema.” Ensinar a resolver problemas é tarefa complexa, mas extremamente enriquecedora para a vida dos estudantes.
No que diz respeito às etapas para a resolução de problemas, é correto afirmar que são elas? Explique cada uma das etapas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
1º Etapa: Compreender o problema Antes de começarmos a resolver o problema, precisamos compreendê-lo. Para isso, devemos lê-lo atentamente e responder a questões como: a) Há alguma palavra cujo significado eu não conheço? O que se pede no problema? O que se quer resolver no problema? O que o problema está perguntando?
2º Etapa: Elaborar um Plano Nesta etapa, é importante elaborar um plano de ação para resolver o problema, fazendo a conexão entre os dados do problema e o que ele pede.
3º Etapa: executar o plano Nesta etapa é preciso executar o plano elaborado, verificando cada passo a ser dado.
4º Etapa: fazer o retrospecto ou verificação Neste momento, analisamos a solução obtida e fazemos a verificação do resultado.
5. ETAPA : EXPLORANDO AS METODOLOGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Objetivo: Resolver situações problemas envolvendo as operações básicas com números naturais; estimular a concentração para a abstração do conhecimento.
Resposta:
Resposta correta é a letra: E. Compreender o problema, elaborar um plano, executar um plano, fazer o retrospecto ou verificação
Explicação passo a passo:
A formulação e a resolução de problemas instigam o aluno a pensar produtivamente, refletindo sobre novas e diferentes soluções; possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico; ensina o aluno a enfrentar situações novas, dado o avanço da tecnologia e as constantes mudanças sociais; oportuniza o envolvimento com aplicações da matemática, fazendo-a parte do cotidiano dos alunos; faz com que as aulas de matemática sejam mais desafiadoras e interessantes; além de oferecer uma boa base matemática aos estudantes e permitir que sejam criativos (DANTE, 2009). Para a resolução de um problema utilizam-se quatro etapas, que não são rígidas nem fixas: 1) compreender o problema; 2) elaborar um plano; 3) executar um plano; 4) fazer o retrospecto ou verificação (DANTE, 2009). Ou seja, parte-se de um problema dado, sem necessidade de levantar/analisar hipóteses ou modificar dados.