Conforme o texto “Economia e Aumento da inclusão Financeira Feminina”, presente na Coletânea Ética, Política e Economia, um relatório recente do Fórum Econômico Mundial indica que menos mulheres do que homens têm entrado no mercado de trabalho; sua participação na política e em cargos privados sêniores ainda é inferior à masculina e sua presença em setores emergentes de tecnologia, como o de Inteligência Artificial, ainda é irrisória. Segundo o Estudo de Estatísticas de Gênero, do IBGE, as mulheres trabalham em média três horas por semana a mais do que os homens, mas ganham apenas dois terços (76%) do rendimento deles.
CONSTANTINO, Cristina Herold; MALENTACHI, Débora Azevedo. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Política e Economia. Maringá – Pr,2018, p.30-33 (Adaptado).
Considerando as informações do fragmento de texto, leia as afirmações a seguir e assinale (V) para verdadeiras e (F) para Falsas:
I. Apesar da luta pelos direitos das mulheres, ainda há disparidade no quesito igualdade de gênero.
II. Apesar de serem a maioria na sociedade, as mulheres têm participação reduzida na política.
III. O Estudo do IBGE indicou que mesmo trabalhando mais horas, as mulheres ainda ganham menos do que os homens.
IV. De acordo com o Relatório do Fórum Econômico Mundial, os cargos privados sêniores possuem, especificamente, menor participação das mulheres.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V.
Alternativa 2:
V, F, V, F .
Alternativa 3:
V, V, V, F .
Alternativa 4:
V, F, V, V .
Alternativa 5:
F, F, V, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
VFVV - Acertiva 4
Explicação:
A resposta vc encontra nas pág 30 à 33 da apostila: Política e Economia. Em momento algum fala que a população feminina é a maioria na sociedade. Por isso acho que a II é a única errada.
menos mulheres do que homens têm entrado no mercado de
trabalho; sua participação na política e em cargos privados
sêniores ainda é inferior à masculina, e sua presença em setores
emergentes de tecnologia, como o de Inteligência Artificial, ainda é
irrisória
Todas são verdadeiras.
Por vivermos em um âmbito social machista, grande partes dos cargos políticos não são ocupados pelas mulheres.
É importante que haja a entrada de mulheres em cada vez mais partidos, com pautas amplas voltadas para uma perspectiva geral, e, a busca por uma aceitação maior por parte da população, pois assim, em um futuro de médio, longo prazo, teremos de fato um equilíbrio entre mulheres e homens nos cargos políticos.
Por fim, um combate contra a permanência dessa minoria será de grande importância para a representatividade da mulher como pilar da sociedade.