Conforme o texto acima citado, aponte a alternativa que representa a visão
do filósofo Aristóteles em relação ao Poder.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aristóteles propõe cinco possibilidades de candidatos ao poder: a massa (pobre), a classe possuidora, os homens de valor, o melhor homem e o tirano. No caso o tirano descartado, por seu poder ser baseado na força. A massa poderia privar os outros em nome de si. A minoria possuidora governaria por interesses próprios. Os homens virtuosos ou mesmo o melhor homem excluiria os outros da decisão. A princípio, Aristóteles acreditava "que o poder deveria ser de todos os cidadãos. Mas essa democracia tem algumas restrições".
Na democracia do tipo aristotélica, o povo é soberano. Porém, existe uma restrição no conceito de liberdade, pois viver como bem entender contraria esse conceito para Aristóteles. As leis são a liberdade, a salvação, pois a partir do momento em que o povo faz o que quer, como se nada fosse impossível, a democracia se torna uma tirania. Viver como bem entender torna a democracia um individualismo, contrário ao que é o bem comum.
Explicação:
A democracia segundo Aristóteles deve então ser totalmente soberana.
Mais com duas limitações: não deve ir além dos órgãos de deliberação e julgamento, pois estes são poderes coletivos expressos em uma constituição (o conjunto do povo é superior a cada um dos indivíduos) e não exigem competência técnica; e a
segunda limitação é o dever de agir de acordo com as leis.