Conforme o comércio se desenvolvia com apoio dos reis, a Igreja Católica ia modificando suas ideias a respeito da atividade comercial. A Igreja, que anteriormente fora tão ligada à sociedade feudal, condenando os lucros do comércio, a partir do século XIII começou lentamente a rever suas posições, abrindo espaço na sociedade para a atuação dos comerciantes. Nesse século um dos mais importantes pensadores da Igreja Católica escreveu:
[...] Se se pratica o comércio com vistas à utilidade publica, se se deseja que as coisas necessárias à existência não faltem ao país, o lucro [...] é apenas [...] remuneração do trabalho [...] Nada impede portando de praticá-lo para um fim necessário ou honesto [...] (SANTO TOMÁS DE AQUINO, Suma Teológica, 1272).
De acordo com a expansão marítima comercial, podemos considerar que:
I – As transformações descritas aconteceram primeiro em Portugal e na Espanha. Por isso, no início do século XV, esses dois países sentiam-se prontos para organizar constantes viagens pelos oceanos e iniciar o que ficou conhecido como os grandes descobrimentos marítimos.
II – O objetivo de Portugal era encontrar novos caminhos para as Índias e para o Oriente, onde se localizavam os produtos mais valorizados pelos europeus, e também encontrar novas riquezas.
III – As chamadas especiarias - canela, cravo, gengibre, pimenta, noz-moscada – a que atualmente damos pouca importância, ocupavam naquela época papel privilegiado nas atividades comerciais.
IV – Enriquecer e construir um grande Império Marítimo era a grande motivação de Portugal que ultrapassou o Cabo das Tormentas em 1450, abrindo o caminho para o comércio com o Oriente.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II apenas.
Alternativa 2:
II e III apenas.
Alternativa 3:
I, II e III apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra C
Explicação:
o cabo das tormentas so foi dobrado em 1488.
como consta no livro pag 55 segundo paragrafo .
Perguntas interessantes