Conforme nosso material de estudo, a língua se define enquanto constructo social e histórico que nunca permanece estanque, por isso, ela varia conforme a época em que vivemos, o sexo, a faixa etária, o nível social e cultural dos falantes, etc. Sobre a variação linguística, assinale V para a assertiva verdadeira e F para a assertiva falsa, na sequência, assinale a alternativa correta.
( ) A variação diafásica corresponde à adaptação do falante ao ambiente comunicativo no qual ele está inserido.
( ) A variação diacrônica considera somente as condições atuais dos falantes e, por isso, ela desconsidera a história da língua.
( ) A variação diatópica pode ser definida como as alterações lexicais para o mesmo objeto, de acordo com a região. Por exemplo: no Paraná o tubérculo mandioca denomina-se macaxeira na região do nordeste.
( ) A variação diastrática estuda uma comunidade linguística sem considerar a camada social e cultural do indivíduo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
todas são verdadeiras
Respondido por
1
RESPOSTA CORRETA
V F V F
(V ) A variação diafásica corresponde à adaptação do falante ao ambiente comunicativo no qual ele está inserido.
(F ) A variação diacrônica considera somente as condições atuais dos falantes e, por isso, ela desconsidera a história da língua.
(V ) A variação diatópica pode ser definida como as alterações lexicais para o mesmo objeto, de acordo com a região. Por exemplo: no Paraná o tubérculo mandioca denomina-se macaxeira na região do nordeste.
(F ) A variação diastrática estuda uma comunidade linguística sem considerar a camada social e cultural do indivíduo.
Perguntas interessantes