Conforme Jakobson (2001): “Dependendo da ênfase que se dá a cada um dos processos comunicativos, a linguagem apresenta uma função com recursos linguísticos próprios”. Assinale a resposta que mais se aproxima às características das funções citadas acima.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d. Apenas a alternativa V está correta
Explicação:
I – Função metalinguística - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
Errado. Essas são características da função expressiva ou emotiva. A metalinguística centra-se na própria linguagem, é a linguagem sobre a própria linguagem. A exemplo dos dicionários de verbetes.
II – Função fática - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
Errado. Essas são características da função expressiva ou emotiva. A fática centra-se no próprio canal de comunicação a fim de testá-lo. São aqueles diálogos corriqueiros que estabelecemos com um conhecido nas ruas, no elevador, etc.: como vai? tudo bem? o dia está quente, né?....
III – Função referencial - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
Errado. Essas são características da função expressiva ou emotiva. A referencial centra-se no próprio referente, na comunicação, por isso a objetividade. Os jornais são ótimos exemplos dessa função.
IV – Função conativa - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
Errado. Essas são características da função expressiva ou emotiva. A conativa centra-se no receptor porque seu objetivo é convencê-lo de algo, persuadi-lo, por isso essa função também é conhecida como apelativa. Temos os anúncios publicitários como exemplo.
V – Função expressiva - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
Correto. Essa função também é conhecida como função emotiva.
Alternativa correta é: d. Apenas a alternativa V está correta.
Resposta:
Apenas a alternativa V está correta.
Explicação:
referente à questão V (capítulo 1, página 24, do Livro da Disciplina), onde consta que, conforme Jakobson (2001): “Dependendo da ênfase que se dá a cada um dos processos comunicativos, a linguagem apresenta uma função com recursos linguísticos próprios. Temos, assim, a função expressiva, a função conativa, a função metalinguística, a função fática, a função poética e a função referencial. Sabe-se que não há na linguagem uma função pura, várias podem aparecer ao mesmo tempo no processo comunicativo, no entanto, conhecê-las ajudará a melhorar a elaboração da fala e da escrita. São elas: Função expressiva - É centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações. Função conativa - É centrada no receptor da mensagem, com a intenção de persuadi-lo, seduzi-lo. É uma comunicação imperativa, faz uso dos verbos no modo imperativo afirmativo ou negativo. Função referencial - É centrada no referente da mensagem, valoriza o objeto da mensagem. É uma comunicação objetiva, impessoal, com preferência pela frase declarativa. Função fática - É centrada no contato, demonstra o desejo de abertura para a comunicação, que se dá com uso de frases breves, consagradas pelo uso. No texto escrito, costuma-se usar imagens, tamanho diferenciado das letras, cores para chamar atenção. Função metalingüística - É centrada no código, é tudo o que, em uma mensagem, serve para dar explicações ou tornar preciso o código utilizado pelo emissor no ato comunicativo. É uma comunicação explicativa, faz uso de sinônimos, definições. Função poética - É centrada na elaboração da mensagem, usa formas inovadoras com combinações inusitadas, ofertadas pela própria língua. É uma comunicação artística com predomínio da conotação. Pode ser usada em todos os gêneros textuais, é a marca textual do gênero literário.