Conforme GOHN, 2003 os movimentos sociais são compreendidos como ações sociais coletivas de caráter sócio-político e cultural que desencadeiam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas. Analise as afirmativas que tratam sobre movimentos sociais sob o olhar de GOHN e coloque V nas frases verdadeiras e F nas frases falsas. ( ) Em sua maior expressão os movimentos sociais são manifestadas por pressões diretas como mobilizações, marchas, concentrações até as pressões indiretas. ( ) Na realidade histórica os movimentos sempre existiram e sempre existirão, devido a sua força social organizada que unem as pessoas como campo de atividades e de experimentação social e estas, acabam se mostrando como fontes geradoras de criatividade e de inovações socioculturais. ( ) A autora afirma os movimentos sociais conservadores lutam pelas as mudanças sociais emancipatórias, mas impõe as mudanças segundo seus interesses particularistas, pela força, utilizando a violência como estratégia principal em suas ações. ( ) Os movimentos sociais são ações sociais individuais de caráter cultural que desencadeiam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas. ( ) A semente dos movimentos sociais está no conflito entre classes e vontades políticas. A sequência correta, de cima para baixo, é: Escolha uma: a. V, V, F, F, F b. F, F, V, V, F c. V, V, F,F, V d. F, V, F, V,F
Soluções para a tarefa
A alternativa C está correta
Dentre os 10 eixos temáticos dos movimentos sociais propostos por Glória Gohn, podemos citar:
1 – Movimentos ao redor da questão urbana;
2 – Movimentos em torno da questão do meio ambiente: urbano e rural;
3 – Movimentos identitários e culturais: gênero, etnia e gerações ;
4 – Movimentos de demandas na área dos direitos;
5 – Movimentos ao redor da questão da fome;
Sabendo disso, podemos observar que a elaboração dos eixos temáticos dos movimentos sociais para a autora, o Estado passa a exercer uma influência política da esfera maior até a menor.
Deste modo, os movimentos sociais passam a sofrer forte influência e até mesmo controle das estruturas políticas do Estado, fato que proporciona a transformação das identidades políticas e a execução dos movimentos.