Conforme Freire (2002, p. 25), "é preciso que, desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e (re)forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado", ou seja, o ensinar não é uma mera transferência de conteúdos. Sobre como o professor e o aluno devem compreender a ideia de aprender, analise as sentenças a seguir:
I- O professor e o aluno necessitam compreender que são sujeitos construtores de novas ideias.
II- Cabe somente ao professor a responsabilidade de incutir novas ideias, que serão inseridas no educando através de conteúdos aleatórios.
III- Ao aluno cabe construir e desconstruir, se necessário, novos conceitos, deixando de lado o que já foi aprendido.
IV- Ao aluno e ao professor cabe a construção e a desconstrução do conhecimento em toda sua vida educacional e profissional. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As sentenças I e IV estão corretas.
I- O professor e o aluno necessitam compreender que são sujeitos construtores de novas ideias.
IV- Ao aluno e ao professor cabe a construção e a desconstrução do conhecimento em toda sua vida educacional e profissional.
Explicação:
Verificado em gabarito
Paulo Freire é pedagogo brasileiro e criador da Educação de Jovens e Adultos no País (B).
Paulo Freire, pedagogo brasileiro, é representante da Pedagogia e Educação Brasileiras. Seu método de ensino consiste em despertar o educando à consciência perante a realidade.
Freire trabalha a escuta e o entendimento para um mundo divido por classes sociais, realçando a voz dos oprimidos dando meios para que sejam ativos e ajam de acordo com a coletividade.
O autor afirma que o conhecimento não pode ser neutro ou imparcial. Assim, uma pedagogia tradicional não basta aos educandos. Cabe à escola seguir outra metodologia, a fim de conciliar conteúdo e história pessoal de cada indivíduo.
A educação libertadora é aquela que incentiva a autonomia e a construção identitária dos educandos.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/21445609
![](https://pt-static.z-dn.net/files/dbb/702b8d83888d8bd6e9c2267501a1e433.jpg)