Conforme Freire (1991), nascemos com capacidades inatas de movimento, haja visto como um bebê logo se movimenta mesmo antes de nascer. No entanto, o contato com o exterior, com o ambiente, tende a multiplicar as possibilidades de movimento. Assim, podemos traduzir esse contato inato com os estímulos ambientais, como a capacidade de aprendizagem que o ser humano exibe em toda sua existência. E, isto, pode ser sintetizado.
Soluções para a tarefa
a. Da mesma forma que vimos possibilidades e influência da genética, podemos afirmar com toda a segurança que o movimento humano e, por assim dizer, o gesto esportivo, são desenvolvidos geneticamente, e podem melhorar com o treinamento.
De acordo com Freire, todas as nossas ações podem ser desenvolvidas e potencializadas, visto que nascemos com capacidades inatas em nossos organismos.
Desta forma, o mesmo vale para o gesto esportivo, o qual é treinado através das práticas esportivas, que potencializam a genética de cada um, levando ao aprimoramento e a perfeição individual.
Da mesma forma que vimos possibilidades e influência da genética, podemos afirmar com toda a segurança que o movimento humano e, por assim dizer, o gesto esportivo, é aprendido mediante estímulos ambientais.