Conforme exposto no caderno pedagógico “Fundamentação em Direitos Humanos e Cidadania Vol.1”, existe uma crítica que permeia a conceituação utilizada sobre a Dignidade da Pessoa Humana na atualidade: o seu caráter ocidentalista ou eurocêntrico. Considerando as argumentações que sustentam essa crítica e analisando a imagem acima, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
No eixo da crítica, existem pesquisadores e pesquisadoras que adotam uma postura intermediária. De maneira mais ponderada, essas pessoas, em suas linhas de argumentação, entendem que é preciso levar em conta que existem diferenciações no que se entende por Dignidade da Pessoa Humana, devido às particularidades de cada cultura e sociedade. Logo, na imagem é preciso entender que indivíduos de sociedades distintas possuem entendimentos diferentes para as concepções do termo Dignidade da Pessoa Humana e, sabendo disto, faz-se necessário ponderar em conceituações mais amplas.
Com a instauração da crítica e os argumentos apresentados, passou a haver um distanciamento entre os defensores dos Direitos Humanos, uma vez que cada grupo defende uma perspectiva distinta. Essa ação provocou uma desagregação e cada grupo passa a defender somente o seu argumento central.
Em uma perspectiva universalista, estudiosos consideram que todo ser humano goza do conjunto de direitos que abrangem os Direitos Humanos, não admitindo distinções territoriais, sociais e culturais. Partindo desse ponto, na imagem todas as pessoas apresentam a mesma igualdade e dignidade humana, sendo detentoras dos mesmos direitos humanos.
O argumento central para autores e autoras que defendem uma postura relativista é de que na concepção do termo Dignidade da Pessoa Humana foram desconsideradas as diferenças culturais e de concepção de mundo praticadas em cada sociedade. Assim, a noção de direitos humanos para indivíduos orientais pode não ser a mesma para indivíduos ocidentais. Dessa maneira, para os defensores do relativismo, afirmar que todas as pessoas na imagem apresentada são iguais seria uma concepção ocidental ou europeia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: resposta 3
Explicação: Com a instauração da crítica e os argumentos apresentados, passou a haver um distanciamento entre os defensores dos Direitos Humanos, uma vez que cada grupo defende uma perspectiva distinta. Essa ação provocou uma desagregação e cada grupo passa a defender somente o seu argumento central.
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Informática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás