Conforme estudamos, os paulistas da capitania de São Vicente partiram para o sertão, o interior da co- lônia, em busca de ouro em grande quantidade e o encontraram em determinada região, que passaram a chamar de Minas Gerais. A notícia se espalhou e atraiu pessoas vindas de vários lugares em busca dos metais preciosos. Essas pessoas foram chamadas pelos paulistas de emboabas. A disputa pelas riquezas gerou um conflito: a Guerra dos Emboabas. Com suas palavras, produza um texto explicando: quando essa guerra ocorreu; quem participou dela; quem a venceu; como ela terminou; quais suas consequências.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A Guerra dos Emboabas (1707-1709) ocorreu no que hoje é Minas Gerais, mas na época era a capitania de São Paulo. O conflito foi entre os bandeirantes paulistas e os estrangeiros que chegavam ali e eram chamados de “emboabas”, um termo pejorativo.
O objetivo da migração era a mineração de ouro e pedras preciosas, que logo ganhou a atenção da coroa, que impôs uma série de impostos e uma fiscalização acirrada. Quem venceu foi a Coroa, que dividiu as capitanias, criando a de Minas Gerais e acabou com o conflito.
Guerra dos Emboabas
- Uma das primeiras revoltas nativistas fomentadas pela busca do ouro e de pedras preciosas no século XVIII.
- O conflito se deu entre bandeiras paulistas e os emboabas.
- Bento Coutinho era o líder dos emboabas e manteve a tática de guerrilha com sucesso por mais de um ano até a intervenção da coroa ser efetiva.
- 1709: a coroa tenta tomar o controle do local com a criação da Capitania Real das Minas Gerais.
- Surgimento das vilas Rica (atual Ouro Preto), Nossa Senhora da Conceição do Sabará e Nossa Senhora do Carmo (atual Mariana).
- A intervenção teve efeito e o conflito foi dissipado.
Sobre a Guerra dos Emboabas, confira: https://brainly.com.br/tarefa/684350
#SPJ1
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Psicologia,
5 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás