Sociologia, perguntado por soaresjaque, 1 ano atrás

Conforme estudamos no conteúdo da Unidade 1, a história do Brasil não é uma história de integração étnica, cultural ou social. Ao contrário, esse processo de formação foi repleto de violência e exclusão social, tanto no passado quanto no presente. Para lidar com o problema, a Constituição de 1988 é um marco importante, na medida em que responde a tais padrões excludentes. Também chamada de Constituição Cidadã, ela foi construída a partir da intensa mobilização da sociedade civil, tornando-se símbolo da abertura democrática e da restituição de direitos e garantias constitucionais ameaçados pela Ditadura Militar. Nesse âmbito, o Estado brasileiro assegura o direito à cultura, material e imaterial, dos indígenas e afro-brasileiros. Quais as razões dessa referência especifica a estes povos?
Elabore um texto buscando responder tal pergunta, levando em consideração os aspectos históricos do desenvolvimento do Estado e da sociedade brasileira que perduram até os dias atuais. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por tailanesuashiy
89

Resposta:

 O Brasil sofreu uma colonização forçada. As pessoas trazias por meio de escravidão não tiveram escolhas e perderam grande acesso a sua cultura, dessa maneira a Constituição de 1988 teve de assegurar o direito do cidadão a sua cultura, tanto por meio da arte ou por tradições a cultura deve se manter. A cultura não é apenas algo de sua sociedade mas sim uma herança histórica passada por meio de gerações que lhe familiarizam com o ambiente e a história de seu povo. Os povos  indígenas e afro-brasileiros foram os que mais sofreram com a perca de sua cultura, os povos indígenas tiveram sua história e cultura quase exterminada e os povos afro-brasileiros tiveram de se familiarizar com a cultura europeia trazida pelos portugueses.  Para os descendentes de escravos a valorização da cultura também é um meio de mostrar resistência e luta pelos que já se foram.

Explicação:

Respondido por Matheusieti
0

A colonização de exploração foi o processo pelo qual nosso país passou após a chegada de Portugal por volta do século XV. 

A partir de 1500 essa colonização foi feita principalmente para a retirada de recursos naturais e minerais ou para produzir açúcar, levando esse lucro para Portugal, além disso, os portugueses não estavam interessados em desenvolver o Brasil em um primeiro momento, logo apenas séculos a frente foi desenvolvido o interesse pela república já instaurada no Brasil. 

Assim, até os dias de hoje os reflexos da colonização e da escravidão estão presentes na nossa sociedade, o que nos leva a um estado de segregação racial, social, preconceito, alta desigualdade e necessidade de políticas públicas.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/18133021

Anexos:
Perguntas interessantes