Conforme estudamos, introduzimos o tema acerca da justiça restaurativa, desta forma, a cartilha do CNJ (2016 p. 24) aponta que O primeiro passo, para uma melhor compreensão da pretendida mudança de paradigmas objetivada pela Justiça Restaurativa, está em investigar os motivos mais profundos que, em regra, levam as pessoas à transgressão.
JUSTIÇA ,Conselhio Nacional. Justiça restaurativa Horizontes a partir da resolução CNJ 225. Brasilia: Conselho Nacional de Justiça, 2016. Cartilha. E-book .
Diante do exposto assinale a alternativa correta.
a- A justiça restaurativa nada mais é, que um modelo de sancionar.
b- A justiça restaurativa é uma forma de melhoria das formas de sancionar o cidadão atual, porém preserva o modelo que vem surtindo efeitos.
c- A justiça restaurativa, busca a compreensão do que é remediável ou não, trazendo os cidadãos comuns a chance de conhecer os meios de punição e assim orientá-los a melhorias.
d- A justiça restaurativa busca além de vários outros objetivos, preservar os princípios de justiça e de dignidade humana, afastando o caráter de apenas sancionar, é uma sanção que busca a maturidade do sujeito.
e- A justiça restaurativa serve como aperfeiçoamento punitivo em nosso país.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Diante das práticas de Justiça Restaurativa no Brasil e os estudos acerca do tema, podemos afirmar que a alternativa correta é:
- d- A justiça restaurativa busca além de vários outros objetivos, preservar os princípios de justiça e de dignidade humana, afastando o caráter de apenas sancionar, é uma sanção que busca a maturidade do sujeito.
De acordo com o próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que objetiva conscientizar as partes sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, solucionando, de modo estruturado, conflitos que geram dano, concreto ou abstrato.
Perguntas interessantes