Pedagogia, perguntado por giscelysantos, 1 ano atrás

Conforme estudamos, as ideias de que as crianças devam ser respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites não são pertinentes só às concepções modernas de educação. Comênio, pensador tcheco que é considerado o primeiro grande nome da moderna história da educação, já defendia essa ideia lá no século XVII.

A obra mais importante desse pensador é o livro “Didática Magna”.

O que Comênio aborda em sua obra, e que podemos dizer que a torna uma obra tão pertinente à pedagogia da atualidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por Pedrãobat
26
Comênio pregava em sua obra a necessidade da interdisciplina da afetividade, da lealdade e de um ambiente escolar arejado, bonito e com espaço livre e ecológico.Ele também defendia, que o cultivo dos sentidos da imaginação precendia o desenvolvimento racional. E que para desenvolvimento das crianças era necessário os materiais diversos internalizados, tornando assim a experiência mais concreta e a possibilidade de aprender a brincar pelos sentidos.Estão ainda entre suas ações: A coerência de proposito educacionais entre famílias e escola, além do desenvolvimento do raciocínio logico do espirito cientifico e principalmente a formação do homem, religioso, social, politico, racional, afetivo e moral.Dessa forma podemos concluir que Comênio aborda assuntos, que mesmo com o passar dos anos nunca deixa de ser atuais.
Respondido por kalisha2022
0

Comênio em seu livro "Didática Magna", aborda que o ensino deveria ser mais humanizado, e menos violento com os aprendizes, principalmente com as crianças, o que faz ser tão atual em uma idade contemporânea.

Porque as abordagens de Cômenio são tão contemporâneas?  

Em "Didática Magna", Comênio aborda que os alunos não devem terem suas inteligência subestimadas, principalmente as crianças.

O que faz sua obra ser tão contemporânea mesmo quatrocentos anos depois é devido a persistência da falta de um ensino mais humanizado ainda se fazer presente na educação por meio de:

  • Uso de ironias por parte dos professores com os seus alunos.
  • Comparação de aprendizado entre alunos.
  • Não-uso de uma abordagem mais naturalista.

Portanto, o que faz a obra ser tão atual mesmo quatro séculos depois de seu lançamento  é devido ainda serem utilizadas abordagens em que o aluno é subestimado e consequentemente desconsiderados como seres naturalmente dotados de inteligência anterior ao espaço escolar.

Aprenda mais sobre Comênio em: https://brainly.com.br/tarefa/45590332

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes