Conforme estudado ao abordar os momentos do tratamento psicopedagógico a autora Alicia Fernández, faz referência ao "esquema de ação", relacionando este conceito com os momentos do "jogo do Fort Dá". Maria de 12 anos de idade apresentava a seguinte queixa: "É muito passiva em sala de aula, sua tendência é sempre copiar o que o professor coloca na lousa e apresenta muitas dificuldades de raciocínio lógico, principalmente quando se trata de realizar operações matemáticas como a divisão. "
No diagnóstico psicopedagógico foi levantado, da anamnese realizada com a família, que Maria tem uma história de vida marcada por muitas "separações" e "perdas". Em algumas sessões do tratamento psicopedagógico observou-se que Maria, após realizar as atividades que lhe são solicitadas, insiste em "pegar a tesoura e cortar" seus próprios trabalhos. Analise a situação anterior e, partindo das indicações abaixo, apresente um texto dissertativo:
a. ) Identifique o esquema de ação que aparece neste momento do tratamento psicopedagógico e relacione com a história de vida de Maria. B. ) Proponha uma forma de intervenção que leve em consideração as questões acima apresentadas
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A) No caso apresentado no tratamento psicopedagógico, o psicopedagogo pode auxiliar no dinamismo do ambiente hospitalar, não atuando necessariamente apenas quando for solicitado por órgãos superiores, ou seja, seu trabalho é contínuo, trabalhando cada uma das etapas da sua formação com atividades e análises observadas.
Como essa abordagem irá ser observada?
B) A intervenção pedagógica irá dentro desse processo identificar as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia por exemplo.
Por fim, ela partirá do diagnóstico e encaminhamento para mudanças efetivas dentro do ambiente escolar.
Mais sobre a psicologia social:
https://brainly.com.br/tarefa/1651248
#SPJ4
Perguntas interessantes