Conforme estuda em sala de aula a corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons livres no interior de um material condutor. Se analisarmos o condutor que é percorrido por corrente em relação à quantidade de carga e ao tempo, como podemos calcular está corrente.
Soluções para a tarefa
Em analogia aos cálculos feitos sobre quantos carros passam pelo pedágio a determinado intervalo de tempo, como ocorre no pedágio de uma ponte por exemplo, a corrente elétrica, ou seja, o fluxo ordenado de elétrons, é calculada através de um limite imaginário, uma seção transversal no fio (condutor) que demarca a quantidade de cargas elétricas que ultrapassam a "barreira" em determinado intervalo de tempo. Pelo movimento peculiar das cargas, chamamos isto de corrente elétrica, além disso, o fluxo pode ser maior ou menor, dependendo da diferença de potencial existente. As palavras "maior" e "menor" criam uma relação de intensidade, logo se costuma chamar intensidade de corrente elétrica (símbolo: i). A intensidade de corrente elétrica é diretamente proporcional à quantidade de cargas (símbolo: Q), mas inversamente proporcional ao intervalo de tempo (símbolo: ∆t). Sua fórmula é expressa a seguir, e claramente é bastante semelhante à da velocidade média:
i = Q/∆t
As grandezas físicas Q e ∆t possuem suas próprias unidades (Coulomb "C", e segundo "s"), então a intensidade de corrente elétrica pode ser expressa com unidade de Coulomb por segundo (C/s) mas em homenagem a um físico que formulou esta expressão, foi dada à intensidade de corrente elétrica a unidade A, de Ampère.
Abraços e bom estudo! :)