Sociologia, perguntado por leonardowgoliveira, 1 ano atrás

Conforme diz Versa (2018, p. 9):

“O homem é um ser histórico por essência, sua condição de reconhecimento de si mesmo passa pela sociedade que lhe compõe e o formou. Os pressupostos de verdade e os valores éticos e morais são anteriores ao nascimento de novas pessoas que farão parte do universo social”.

Tendo por base o ser humano como um ser social, analise as alternativas a seguir e assinale que melhor o defina:

Escolha uma:
a. Muito embora o ser humano possa optar por não ser social, ele o faz porque é preferível.
b. É bem verdade que possa se definir o ser humano como um ser histórico. Mas, isso não implica que ele é social. Até mesmo porque a definição de sociedade não é histórica.
c. O ser humano precisa “construir” o mundo no qual vive e viverá. A sua pobreza instintiva faz com que precise de sociedade e da elaboração de cultura.
d. Não há diferenças significativas entre as sociedades humanas e as sociedades não humanas. Ambas têm seres com pobreza instintiva e que precisam pensar o mundo no qual habitarão.
e. O ser humano habita em um mundo criado por ele. Mas, a maioria do que faz e pensa é instintivo e não cultural. Desta maneira, há pouca diferença entre ele e o restante da animalidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
1

A alternativa C está correta.

Um indivíduo é um ser social quando ele está inserido na sociedade e executa seus direitos e deveres.

Os direitos dialogam diretamente sobre aquilo que possuímos ao viver em uma sociedade democrática. Um exemplo: Todo indivíduo deve possuir direito a educação.

Os deveres são aqueles pautados como parte das nossas obrigações em sociedade.

Para falar dos direitos e deveres é muito importante entender sobre a cidadania que gira em torno da construção dos valores em uma perspectiva humanista pois se refere aos direitos e deveres do cidadão.

Perguntas interessantes