Administração, perguntado por pamellajanaina3027, 4 meses atrás

Conforme dados do Ministério da Economia divulgados por meio do Boletim do Mapa das Empresas (2022), o Brasil possui, atualmente, 19. 373. 257 empresas ativas, ou seja, empresas em pleno funcionamento. Desse total, 99% são empresas de pequeno ou médio porte (PMEs) que são responsáveis por 62% de todos os empregos com carteira assinada do país e por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Por si só, esses dados são mais que suficientes para demonstrar a importância dessas organizações para a economia nacional. O mesmo boletim também aponta que 74% das PMEs do Brasil já recuperaram ou estão muito próximas de recuperar o faturamento que tinham antes da pandemia causada pelo Coronavírus e se mostram como uma importante força motriz no que tange à recuperação da economia de forma geral. Entretanto, um grande desafio à essas pequenas e médias empresas consiste no processo de planejamento, produção e controle das suas operações, sejam elas produtivas, comerciais ou àquelas que atuam no setor de prestação de serviços. Desse modo, considerando o seu contexto regional e as especificidades das empresas locais, quais os maiores obstáculos e desafios para a implementação de um sistema de PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) em pequenas e médias empresas (PMEs)?

Soluções para a tarefa

Respondido por lennycalixto
3

Resposta:O planejamento e controle de produção não determina apenas o ritmo produtivo, mas tem implicações no posicionamento da indústria no médio e longo prazo. O uso integrado dessas ferramentas permite um desempenho mais satisfatório na estruturação do planejamento e controle de produção, garantindo melhor controle dos processos, reduzindo desperdícios, diminuindo o tempo de resposta e obtendo insights a partir dos dados mapeados.

Explicação:

Respondido por marlonsilva12
0

Resposta:O planejamento e controle da produção (PCP) envolve etapas diversas, dentre as quais: planejamento, programação e controle do que foi estabelecido, não deixando o objetivo final ser desviado do plano, a fim de que não ocorram dificuldades de se manter no mercado e adquiram bons resultados.

Sendo assim, “o PCP tem como função a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais qualidade, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.” (PORTOPÉDIA, 2016, p. 6).

A Empresa em estudo é uma Confecção sediada no município de Divinópolis Minas Gerais. Atua no mercado nacional produzindo e comercializando modinha feminina. É uma empresa familiar. Possui 3 sócios e 50 funcionários. Está no mercado há trinta anos, procurando sempre aprimorar e melhorar sua produção, e para que isso aconteça é necessário realizar um bom planejamento antes de iniciar quaisquer atividades, obtendo assim, excelentes resultados e atingindo as expectativas esperadas. Por isso, justifica-se a proposta de implantação do PCP.

Considerando o PCP como uma importante ferramenta para as empresas, acredita-se que essa realidade pode ser melhor entendida a partir do seguinte problema: “Quais os benefícios da implantação do PCP em uma empresa de confecção”?

O objetivo geral do estudo consiste em descrever como se dá a implantação do Planejamento e Controle de Produção e quais benefícios pode proporcionar em uma empresa do ramo de confecção.

Constituem objetivos específicos deste estudo: a) Caracterizar os fundamentos teóricos sobre PCP e associá-los à realidade da empresa em estudo; b) Descrever as finalidades e as funções do PCP; c) Analisar as dificuldades encontradas na implantação do PCP. Desta forma, têm-se as seguintes hipóteses: a) A empresa em estudo não tem um planejamento e controle da produção bem estruturado; b) As dificuldades na implantação do PCP na empresa de confecção encontram-se na resistência, por parte da diretoria, em mudar os processos; c) A empresa desconhece as funções e os benefícios do PCP, por acreditarem que seus processos estejam bem estruturados.

O estudo sobre a implantação do PCP na Empresa de Confecção é de extrema importância, pois conhecer os benefícios dessa ferramenta, permite obter resultados positivos, organização da produção e planejamento adequado. Permite, também, um aprofundamento de conhecimentos sobre o PCP, valioso conteúdo da disciplina de Administração da Produção, além de ser uma importante ferramenta para relacionar teoria e prática.

O procedimento metodológico para coleta e operacionalização das informações dessa pesquisa será baseado em estudo de caso, com aplicação de entrevista ao Analista de PCP, Gerente de Produção e os 3 Diretores da empresa. Além da pesquisa qualitativa de caráter exploratório e revisão de literatura.

O artigo está estruturado da seguinte forma: Introdução contendo o problema, as hipóteses, os objetivos e a justificativa. A segunda parte tem-se o referencial teórico que discorre sobre o tema baseando-se em autores renomados como: Moreira 2016, Slack, Brandon-Jones e Johnston 2016, dentre outros. A terceira parte a metodologia baseada em estudo de caso. Na quarta parte os resultados e discussões com aplicação de entrevistas. Finalizando é exposta a conclusão, seguida pelas referências.

Explicação:AVA

Perguntas interessantes