Pedagogia, perguntado por milena5555, 1 ano atrás

Conforme citado no documento - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, “[...] cabe aos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia intérprete, bem como de monitor ou cuidador aos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano escolar”.



Com relação ao professor, o documento cita o seguinte: “Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Essa formação possibilita a sua atuação no atendimento educacional especializado e deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de atendimento educacional especializado, nos núcleos de acessibilidade das instituições de educação superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos serviços e recursos de educação especial”.

Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2019.



Agora, analise a charge a seguir:



Charge.Professor x Aluno Deficiente em Sala de Aula

No contexto da Educação Inclusiva, com base no texto e na charge aqui demonstrados, pode-se afirmar que

Escolha uma:
a.
a escola, demonstrada na charge, atende aos requisitos citados no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”, mas o professor, demonstrado na charge, não atende aos requisitos.
b.
a escola e o professor, demonstrados na charge, não atendem às exigências citadas no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”.
c.
a escola e o professor, demonstrados na charge, atendem ao disposto no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”.
d.
os colegas do aluno surdo deveriam estar lendo o que o professor está escrevendo no quadro, para o aluno cego, e interpretando em libras para o aluno surdo.
e.
os alunos deficientes, demonstrados na charge, deveriam estar frequentando uma sala especial, para atender às exigências citadas no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”, ao invés de estarem em uma classe regular de ensino.
Fim conteúdo principal
Minhas Mensagens
Meus Pontos
Acessar AVAs Anteriores
Contatos do curso
Avaliação de aula
Foto de MILENADO NASCIMENTO AZEVEDO
MILENA DO NASCIMENTO AZEVEDO
187milenaazevedo
SAIR
ACESSIBILIDADE
Recursos de acessibilidade
Educação Inclusiva
Participantes
Notas
Página inicial
Painel
Calendário
Meus cursos
Educação Inclusiva
Libras - Língua Brasileira de Sinais
Português
Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula
Práticas Pedagógicas: Identidade Docente
Projeto de Vida
© 2018. Todos os direitos reservados.

Soluções para a tarefa

Respondido por weldercruz1113
98

Resposta:

RESPOSTA CERTA LETRA b.

a escola e o professor, demonstrados na charge, não atendem às exigências citadas no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”.

Explicação:


deboramafar: a escola e o professor, demonstrados na charge, não atendem às exigências citadas no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”.
Correto
Respondido por henriquec1001
42

A alternativa correta é  aletra B.

A construção de uma senso crítico individual integra a área da política educacional.

Nesse processo o professor é responsável por fornecer as ferramentas educacionais apropriadas, bem como, ensinar os alunos a usarem as mesmas.

O aluno deve ser o centro do processo do ensino e aprendizagem, onde será ele o responsável por construir o seu próprio senso crítico, o que fará como que ele seja livre do processo de "cegueira social".

Bons estudos!

Perguntas interessantes