Pedagogia, perguntado por laurop, 1 ano atrás

Conforme citado do documento – Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva (BRASIL, 2018), “[...] o atendimento educacional especializado é realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino da Língua Brasileira de Sinais, da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, do sistema Braille, do soroban, da orientação e mobilidade, das atividades de vida autônoma, da comunicação alternativa, do desenvolvimento dos processos mentais superiores, dos programas de enriquecimento curricular, da adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos, da utilização de recursos ópticos e não ópticos, da tecnologia assistiva e outros”.
BRASIL. MEC/SECADI. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva.
A “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação” Inclusiva, conforme demonstrado na citação, indica o soroban como forma de atendimento educacional especializado. Nesse contexto, o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Especial, conceitua soroban como sendo
Escolha uma:
a.
1. nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento para cálculo, direcionado para pessoas portadoras de autismo.
b.
1. contador mecânico específico para usuários com deficiência visual.
c.
1. uma ginástica para o cérebro, pois desenvolve o raciocínio, memória, agilidade e cálculo mental para pessoas com transtornos globais de desenvolvimento.
d.
1. um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, voltados para deficientes auditivos.

e.
1. um instrumento utilizado até hoje, no Japão e em outras partes da Ásia, para ensinar matemática para pessoas com transtornos mentais.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
2

B. contador mecânico específico para usuários com deficiência visual.

O Soroban é um instrumento milenar que contribui para o aprendizado, tornando-se uma importante ferramenta para o Atendimento Educacional Especializado.

Nele é possível que seja trabalhada a concentração, bem como o cálculo mental, a coordenação motora, raciocínio lógico, dentre outros.

O instrumento é muito utilizado para usuários com deficiência visual, visto que nele é possível palpar para chegar as soluções.

Abraços!


laurop: Obrigado pela resposta, Foi confirmada no AVA, está CORRETA
Perguntas interessantes