Pedagogia, perguntado por rosilene2012gomes, 8 meses atrás

Conforme Chemim (2012), “o artigo científico (paper) é um texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento, e que poderá fazer parte de uma publicação periódica científica impressa, com outros artigos e autores, segundo a NBR 6022/2003, da ABNT. Esse texto é publicado em veículos como revista, boletim, anuário, jornal etc., os quais, para serem considerados periódicos científicos especializados da área, precisam ter qualidade científica em determinada área do conhecimento, ser objeto como tal de Número Padrão Internacional para Publicação Seriada (ISSN) na versão impressa e/ou on-line, e serem indexados a bases de dados nacionais e/ou internacionais. ” A partir do exposto, avalie as afirmações que seguem: I. A estrutura básica de um artigo científico é composta por: a) título, b) resumo, c) introdução, d) desenvolvimento, e) metodologia, f) conclusões, g) referências. II. O resumo se constitui de uma sequência de frases concisas e objetivas, e não de uma simples enumeração de tópicos, tendo no máximo 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho: as palavras-chave. III. O resumo de um artigo científico deve contar uma condensação breve, a apresentação concisa das ideias mais importantes do texto, pois sua característica básica é a fidelidade às ideias do texto. IV. Os artigos científicos podem ser produzidos a partir de atividades/trabalhos de aula, de ordem técnica, muitas vezes de levantamento/revisão bibliográfica e, em outros casos, também de coleta e análise de dados, para a verificação e avaliação do aprendizado do estudante em disciplinas ou até como conclusão de um determinado curso. Assinale a alternativa correta. Somente as afirmativas I e II estão corretas. As afirmativas I, II e III estão corretas. Todas as afirmativas estão corretas. Fazem parte das afirmativas corretas os dizeres presentes em I e IV, somente. Todas as afirmativas estão falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por carinecotrim33
1

Resposta:

todas as afirmativas estão corretas.

Explicação:

Respondido por danielbueno56
0

Resposta:

Resposta:

A redação do artigo científico

1. Introdução

A introdução, como o próprio nome sugere, serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, ao problema estudado, aos principais conceitos envolvidos e aos trabalhos já realizados até o momento. É aquela seção em você “vende o seu peixe“, esclarece a importância da pesquisa e a relevância para a área. Faça uma descrição sucinta de pesquisas anteriores. No último parágrafo, comece por ressaltar o ineditismo da pesquisa e descreva claramente o objetivo proposto para a pesquisa (Santos, 2015).

Embora esteja disposta nas páginas iniciais de um artigo científico, a introdução é mais facilmente elaborada quando a discussão e as conclusões já tiverem sido redigidas, ou seja, quando já se tem uma visão do conjunto do trabalho. O texto de introdução, além de bem escrito, deverá se constituir em um convite atrativo para a continuidade da leitura do artigo. Alguns poucos parágrafos serão suficientes (Matias, 2012).

Uma maneira prática de saber se a introdução de um artigo científico ficou bem redigida é apagar a parte dos objetivos da pesquisa e entregar o texto de introdução para outra pessoa que também seja da área ler. Se ao ler apenas a introdução, a pessoa conseguir acertar qual problema de pesquisa foi estudado, parabéns! Você fez um excelente trabalho!

Estrutura básica:

– Antecedentes do problema.

– Descrição do problema.

– Trabalhos já realizados.

– Aplicabilidade e originalidade da pesquisa.

– Objetivo (problema de pesquisa).

Erros comuns:

– Orientação mais empírica que teórica.

– Introdução muito longa, incluindo trechos que poderiam ser melhor utilizados na discussão.

– Detalhes excessivos na descrição de estudos prévios.

– “Reinvenção da roda”, especialmente na primeira sentença ou parágrafo.

– Omissão de estudos diretamente relevantes.

– Terminologia confusa.

– Citações incorretas.

2. Material e métodos

Se você preparou um projeto de pesquisa detalhado, agora será recompensado! Pegue o projeto e comece a conferir a seção “material e métodos”. Troque o tempo do verbo, do futuro para o passado, e então faça as inclusões ou mudanças de maneira que essa seção reflita verdadeiramente aquilo que você realizou em sua pesquisa.

A seção “material e métodos” deve possibilitar ao leitor avaliar o delineamento da pesquisa, o tamanho da amostra e como ela foi determinada, os materiais e procedimentos utilizados, as variáveis analisadas e as análises estatísticas realizadas. Questões éticas ou de consentimento, quando necessárias, também devem ser informadas. As informações dessa seção são fundamentais para compreender os resultados encontrados, pois revelam a forma como eles foram obtidos, e possibilitam a replicabilidade da pesquisa (Lakatos e Marconi, 2010).

Estrutura básica:

– Local e condições experimentais

3. Resultados

– Resultados da análise estatística.

– Estatísticas descritivas (médias, desvio padrão e correlações)

– Estatísticas inferenciais

– Relatar a significância e a amplitude dos dados.

– Análises adicionais (usualmente post hoc).

4. Discussão

Estrutura básica:

– Relacionar os resultados com as hipóteses.

– Interpretações: esperadas versus alternativas.

– Implicações teóricas, para a pesquisa e para a prática.

– Limitações do estudo: aproximação com o estudo ideal.

– Confiança estimada das conclusões.

– Explicitação de possíveis restrições para as conclusões.

– Identificação de procedimentos metodológicos pertinentes aos resultados.

– Recomendações para pesquisas futuras.

– Recomendações não baseadas nos resultados.

5. Conclusões.

Por favor coloque minha resposta como a melhor

Perguntas interessantes