Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), as instituições de educação infantil devem possibilitar, em suas propostas pedagógicas, práticas e cuidados que promovam a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/linguísticos e sociais da criança.
Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
a)
Com o intuito de promover o desenvolvimento natural da criança, a organização pedagógica da educação infantil deve ser definida em sala de aula, de forma espontânea.
b)
O ato de cuidar, na educação infantil, consiste em uma ação que deve ser planejada para promover o autoconhecimento da criança, assim como as suas relações sociais.
c)
Para estimular o desenvolvimento integral da criança, cada disciplina do currículo da educação infantil deverá ser trabalhada isoladamente.
d)
Os objetivos da educação infantil incluem promover atividades pedagógicas que forcem a criança a desenvolver as habilidades de leitura e de escrita até o final dessa etapa da educação básica.
e)
Na educação infantil, os conteúdos são livres e, por isso, não necessitam de uma organização didática para que sejam operacionalizados.
Soluções para a tarefa
Resposta: letra B
Explicação: A criança na educação infantil ainda é muito apegada, imatura e é justamente nessa hora que o seu caráter e comportamento de valores devem ser desenvolvidos para que ela interaja com todas as demais, criando assim um vínculo de relações sociais. Através de jogos, músicas, danças e brincadeiras elas se divertem e aprendem o senso de responsabilidade, compartilhamento, união, solidariedade.
Resposta:
b) O ato de cuidar, na educação infantil, consiste em uma ação que deve ser planejada para promover o autoconhecimento da criança, assim como as suas relações sociais.
Explicação:
Tanto o educar quanto o cuidar devem ser planejados na educação infantil, de modo que todas as potencialidades das crianças sejam desenvolvidas. As aprendizagens e os cuidados devem ser oportunizados em espaços diversos da escola, não só em sala de aula. A organização curricular deve romper com as práticas disciplinares, buscando propostas interdisciplinares. O ato de cuidar, devidamente planejado, contribui para o autoconhecimento da criança e para o desenvolvimento de suas relações sociais.