Conforme apresentado anteriormente, os três grupos de elementos patrimoniais evidenciados no balanço (Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido) podem ser observados de uma outra forma: Origens e aplicações de recursos. Nesse sentido, identifique o que representa a origem e o que representa a aplicação de recursos no Balanço Patrimonial. Em seguida, explique a diferença entre Capital de terceiros e Capital próprio, ambos relacionados a origem de recursos...
Soluções para a tarefa
O balanço patrimonial das empresas é dividido em ativo, passivo e patrimônio líquido, regido pela seguinte equação patrimonial:
Ativo = Passivo + Patrimônio líquido
Os ativos de uma empresa correspondem aos seus bens e direitos e é a aplicação dos recursos, ou seja, os recursos tanto próprios como de terceiros são alocados nos ativos.
Os passivos são as obrigações que a empresa precisa honrar, são a origem de recursos por meio de terceiros.
O patrimônio líquido da empresa corresponde os seus recursos próprios, é onde está o capital social, que corresponde ao capital aplicado pelos sócios.
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!
Resposta:
Origem e a aplicação de recursos: É a variação do Capital Circulante Líquido (CCL) ocorrida entre dois períodos contábeis. Ou seja, a diferença entre o total do Ativo Circulante (AC) e o total do Passivo Circulante (PC).
CCL = AC - PC
Dessa forma, considera-se como "origem" de recurso o aumento do CCL e como "aplicação" de recurso a diminuição do CCL.
A diferença entre o Capital de Terceiro e o Capital Próprio
Os recursos do Capital de Terceiros provém de entidades externas (bancos, financeiras, etc.). Já os recursos de Capital Próprio derivam das vendas realizadas pela própria empresa, propriedade dos sócios e acionistas. Assim, a diferença consiste em que na utilização do Capital de Terceiros, uma vez paga a dívida essa relação acaba, enquanto que com o Capital Próprio a ligação permanece devido a ser um recurso advindos dos resultados obtidos pela própria empresa.
Explicação: