Conforme abordado no texto "Identidade cultural", na Coletânea Ética, Cultura e Arte (p.22), a identidade cultural, segundo teorias recentes, se constrói de forma múltipla e dinâmica.
Com base nas informações do texto em sua íntegra, analise as asserções e assinale a alternativa INCORRETA.
A identidade cultural não pode ser vista como sendo um conjunto de valores fixos e imutáveis que definem o indivíduo e a coletividade da qual ele faz parte.
Com a nova tendência, as identidades passaram a ser trabalhadas com definições menos rígidas o que, consequentemente, possibilitou entender o comportamento do homem.
Nestor Garcia Canclini defende que a cultura e as identidades são um patrimônio a ser preservado, pois o conceito de aculturação é cristalizado e não pode ser questionado.
A identidade cultural se constrói de forma múltipla e dinâmica, uma vez que o intercâmbio e a modificação são caminhos que orientam a formulação e a construção das identidades.
A identidade cultural é um conjunto de relações sociais e patrimônios simbólicos que estabelece a comunhão de valores entre os membros de uma sociedade.
Soluções para a tarefa
2) Cada vez mais, as práticas culturais atravessam as fronteiras nacionais e incorporam elementos da cultura de diferentes países e regiões. Esse processo acaba por impactar a formação cultural de uma comunidade, ou grupo, e, consequentemente, da identidade dos indivíduos. Nessa direção, observe as alternativas a seguir e assinale aquela que corresponde ao conceito e à definição das mudanças aqui apontadas:
Resposta:b)Os sociólogos utilizam o termo difusão para se referirem ao processo pelo qual alguns elementos da cultura se espalham nas diferentes sociedades.
RESPOSTA CORRETA
Explicação:O campo da sociologia compreende que toda cultura pode ser difundida e compartilhada nos diferentes espaços sociais. Nesse sentido, entende-se que o habitus é um conceito relacionado a um conjunto de disposições socialmente constituídas que, enquanto estruturas estruturadas e estruturantes, constituem o princípio gerador e unificador do conjunto das práticas e das ideologias características de um grupo de agentes. No entanto, a cybernética está relacionada a uma ciência que enfoca os sistemas e os mecanismos de controle automático, bem como as relações dos seres humanos com esses equipamentos.