Conforme abordado nas aulas conceituais, há um conjunto de valores e princípios utilizados para responder três grandes questões éticas na investigação do filósofo Mário Sérgio Cortella, sobre o comportamento humano e as questões de escolhas individuais: Quero? Devo? Posso?
(elaborado pela autora com base nas aulas).
A partir dessas ponderações, analise as asserções abaixo e a relação entre elas:
I. O pensamento de Cortella consiste em propor reflexão acerca do comportamento social que é esperado que se tenha, racionalizar sobre ‘nem tudo que eu quero eu posso’, nos torna mais coerentes com a ética.
PORQUE
II. No pensamento do filósofo, um cidadão antiético precisa ser forçado a se tornar consciente e ético, todavia esse pensamento é ilusório, pois é utópico tentar resolver a falta de conduta ética com pensamentos filosóficos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativa 1:
Ambas as assertivas são falsas.
Alternativa 2:
Ambas as assertivas são verdadeiras.
Alternativa 3:
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5:
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é uma justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
Ambas estão corretas.
O pensar filosófico depende do indivíduo entender as questões inerentes a si mesmo e ao espaço ao seu redor.
Para ser mais exato, sua importância se dá a partir do momento em que a escola se apresenta como uma instituição formadora, e, igualitária para todos os indivíduos, estes, que mesmo com suas diferenças merecem um tratamento e apoio durante esse processo.
Por isso, pensar em educação de qualidade é trabalhar diversas questões básicas do ensino, e, características de grande referência para as futuras gerações.
Por fim, incluir pedagogicamente também é incluir socialmente, tendo a noção sobre o indivíduo e seu crescimento, levando em consideração os aspectos culturais e sociais onde o mesmo se desenvolve.
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Resposta:
Alternativa 4:
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Nessa vida tudo é aprendido, sendo assim se os pensamentos filosóficos são ensinados para que todos reflitam e até os que não tem ética passem a ter, qual seria o sentido das mudanças, ou seja, ninguém poderia mudar de pensamento? Isso seria uma utopia?
Espero ter ajudado!
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. corrigido em 06jul19 pelo professor.