ENEM, perguntado por smedsilvia, 6 meses atrás

Conforme a unidade V do livro de Fundamentos II, as bases da produção da riqueza na sociedade capitalista fazem crescer a distância entre a concentração/acumulação de capital e a produção crescente da miséria, da pauperização que atinge a maioria da população nos vários países, inclusive naqueles mais desenvolvidos. Nessa tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, situadas nos terrenos movidos por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir, porque tecem a vida em sociedade, é que trabalha o assistente social.

SIKORSKI, Daniela; CHIAPPETTA, Juliana C. T. D. ; BERNARDO, Rafaela C. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação a Distância. Maringá-PR.2016.

Sobre a desigualdade social leia as afirmativas a seguir:

I. A desigualdade social ao mesmo tempo em que explora a vida dos sujeitos também alimenta a fome por justiça social e pela luta por direitos.
II. A desigualdade social é uma realidade que atinge apenas as classes sociais mais pobres, em situação de miséria extrema, para superá-la basta que o Estado amplie os programas sociais de transferência de renda.
III. A desigualdade social no atual contexto capitalista no mundo do trabalho além de ampliar o desemprego tem gerado um exército de trabalhadores descartáveis, pois além de desempregados, a sua força de trabalho não tem valor para o mercado de trabalho.
IV. A desigualdade social no atual contexto capitalista tem influenciado a contratação de assistentes sociais nas áreas de gestão de recursos humanos e de assessoria gerencial para organizar os trabalhadores para contestar as relações de trabalho vigentes.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II, III e IV.

Alternativa 2:
I, II, IV, apenas.

Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
III e IV, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A desigualdade social afeta todos que não são ricos, os que vivem em miséria absoluta, em pobreza e até mesmo as pessoas de classe média, já que cada um deles sofrem com diversos problemas (alternativa 4).

O surgimento de problemas para cada nível social, as vezes, se converge em problemas em comum, como é o caso dos problemas no mercado de trabalho, não há trabalho para todos e está surgindo uma quantidade enorme de mão de obra ociosa e descartável.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes