ENEM, perguntado por AanaCcarolina68681, 10 meses atrás

conforme a autora do artigo indicado, “a interpretação de um texto não pode ser exclusivamente de quem o teceu, assim como quem escreve um texto não será nunca seu autor soberano: o discurso nunca é constituído de uma única voz; é polifônico, gerado por muitas vozes, muitos textos que se cruzam e se entrecruzam no espaço e no tempo; resultado que flui para dentro do leitor, passando a fazer parte da sua fala, de seus textos.” (silva, p. 360). assinale a alternativa que melhor expressa essa afirmação:

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
2

Opções:

a. O texto.

b. O plágio.

c. O hipertexto.

d. A intertextualidade.

e. A expropriação.

Resposta letra D

O que  autora cita é um exemplo de intertextualidade. A intertextualidade consiste na junção de vários textos, é a relação e influência que um texto exerce sobre os demais.

Quando uma pessoa escreve um texto, ela de algum modo vai ser influenciada por outras leituras e visualizações   que chegaram ate ela, de algum modo.  

Por isso, a interpretação texto não pode ser exclusivo de quem o fez. Isso esta relacionada a relatividade dos discursos e como são realizadas as construções e contribuições que afetam o sujeito.


Respondido por vchinchilla22
1

A interpretação de um texto não pode ser exclusivamente de quem o teceu, assim como quem escreve um texto não será nunca seu autor soberano: o discurso nunca é constituído de uma única voz... (silva, p. 360). Assim, a alternativa que melhor expressa essa afirmação é: Intertextualidade.

Intertextualidade

Conforme a autora do artigo indicado, “a interpretação de um texto não pode ser exclusivamente de quem o teceu, assim como quem escreve um texto não será nunca seu autor soberano: o discurso nunca é constituído de uma única voz; é polifônico, gerado por muitas vozes, muitos textos que se cruzam e se entrecruzam no espaço e no tempo; resultado que flui para dentro do leitor, passando a fazer parte da sua fala, de seus textos.” (silva, p. 360). A alternativa que melhor expressa essa afirmação, é a intertextualidade.

  • Intertextualidade é a relação que um texto (oral ou escrito) mantém com outros textos, contemporâneos ou anteriores; O conjunto de textos aos quais um texto está explícita ou implicitamente vinculado constitui um tipo especial de contexto, que influencia tanto a produção quanto a compreensão do discurso.

  • A implicação mais importante da intertextualidade é que nenhum texto é original ou único, mas muitas vezes repousa sobre os outros para revelar sua estrutura e significado.

  • Existem três tipos de intertextualidade muito comuns e amplamente utilizados ao longo da história da literatura, que tratam de aspectos muito específicos: a citação, o plágio e a alusão.

  • A citação é um procedimento de referência explícito e literal: o texto anterior está presente em suas palavras originais e sua origem é indicada.

  • O plágio é uma referência literal, mas não explicita: as palavras do trabalho anterior aparecem no presente, mas não é mencionado qual é o trabalho anterior.

  • A alusão é explícita, mas não literal: o texto anterior é mencionado, mas nenhuma de suas palavras é reproduzida.

Assim podemos concluir que, conforme a autora do artigo indicado, “a interpretação de um texto não pode ser exclusivamente de quem o teceu"(silva, p. 360).

Outras questões relacionadas:

  • O que é plágio: https://brainly.com.br/tarefa/20482016

  • Intertextualidade: https://brainly.com.br/tarefa/16000054

  • Tipos de intertextualidade: https://brainly.com.br/tarefa/16617484

------------

Matéria: ENEM

Nível: Ensino médio (secundário)

Perguntas interessantes