Conflitos são comuns nas organizações, pois as pessoas sempre possuem objetivos, opiniões, crenças e valores diferentes. No entanto, para que a organização não seja prejudicada, é necessário uma gestão de conflitos adequada. Há três tipos de abordagem que podem ser adotadas pelos gestores como forma de intervenção, quando há situações de conflito: Abordagem estrutural Abordagem de processos Abordagem mista Assinale abaixo a alternativa relacionada à abordagem estrutural:
Soluções para a tarefa
Letra E.
Isso ocorre porque a Abordagem Estrutural é baseada na solução de conflitos em áreas que são importantes para o andamento das atividades da empresa. Nesse sentido, a atuação do gestor deve ser diretamente na causa do conflito.
Partindo deste ponto de vista, podemos considerar que a busca por soluções rápidas - diretamente na causa - barra quaisquer consequências negativas que podem ser geradas dentro do ambiente organizacional.
Segue o restante da pergunta:
(...)
a. Atua no episódio do conflito. Uma das estratégias dessa abordagem é a busca pela desativação do conflito ou reuniões de confrontação em que é feita a mediação do conflito pelo gestor.
b. Atua de forma a diminuir a assertividade e cooperação entre as partes conflitantes. As pessoas envolvidas no conflito são encorajadas a confrontar diretamente as divergências de opinião.
c. Atua de forma a definir as regras para a resolução de conflitos e a criar papéis integradores, ou seja, papéis atribuídos à equipes interdepartamentais que ficam disponíveis para ajudar na resolução de conflitos sempre que necessário.
d. Atua no episódio do conflito, estimulando a colaboração entre as partes envolvidas, tentando chegar a um ponto em comum entre elas.
e. Atua na causa dos conflitos, buscando a diminuição da ambiguidade de papéis com a redução da diferenciação dos grupos. O gestor nesta deve esclarecer suas expectativas e buscar evidenciar os objetivos comuns entre os grupos conflituosos.
Até breve!