Conflitos político-culturais pós-guerra fria e reorganização geopolítica do continente africano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Assim, com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o mundo se viu dividido entre duas potências: Estados Unidos e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Eram, portanto, grandes diferenças perceptíveis, com conflitos culturais e sociais.
Desse modo, esses países pregavam políticas econômicas totalmente distintas entre si. Enquanto os Estados Unidos se utilizavam do capitalismo, a URSS adotava o socialismo como política econômica.
Então esse conflito ideológico durou até 1989, quando ocorreu a crise da URSS e o seu desmembramento em outros países, em 1991. Portanto, o marco simbólico do fim desse período foi a queda do muro de Berlim, em 1989. Ela unificou as Alemanhas oriental e ocidental sob um regime capitalista.
Após a Segunda Guerra Mundial, as potências imperialistas estavam arruinadas em sentido político e financeiro. Isso abriu caminho para a descolonização dos continentes africano e asiático dos anos 1950 aos anos 1970.
O processo de descolonização coincidiu com o fechamento político da URSS, o bloco comunista, para resto do mundo. Assim por muitos anos os países capitalistas mais ricos foram chamados de primeiro mundo, os países de economia socialista (URSS, Cuba e China) de segundo mundo, e os países mais pobres formados após a descolonização, que continuavam a ter industrialização fraca e dependência de capital e tecnologia dos países ricos, terceiro mundo.
Na virada do século 20 para o 21, no entanto, países asiáticos passaram a assumir liderança econômica e tecnológica na economia capitalista mundial, sendo chamados de 'tigres asiáticos', enquanto que o fim da URSS coloca em questão a classificação em primeiro, segundo e terceiro mundo.
O continente africano, apesar de suas riquezas minerais, ainda lidera o ranking do baixo desenvolvimento.
Explicação: Espero ter ajudado.