Conflitos pela posse da terra
Os povos indígenas estão entre os mais afetados pela violência no Brasil. Segundo o relatório Conflitos no Campo Brasil, em 2013, das 829 vítimas de assassinatos, ameaças de morte, intimidações, tentativas de assassinato e outras, 238 eram indígenas. Das 34 mortes por assassinato, 15 eram de indígenas. Eram também indígenas 10 das 15 vítimas de tentativas de assassinato, e 33 das 241 pessoas ameaçadas de morte.
Conflitos no Campo – Brasil 2013 (Fonte: Comissão Pastoral da Terra)
Diversos grupos de povos tradicionais estão envolvidos nos conflitos pela posse da terra no Brasil, entre eles os indígenas, que estão entre os mais afetados por causa
A)Que suas práticas econômicas estão avançando sobre as fazendas de produção de soja do centro-oeste e norte.
B)Da construção de hidrelétricas na bacia amazônica, a concentração de fazendeiros dentro de reservas e ao avanço da fronteira agropecuária para a região norte.
C)Do aumento da natalidade que ocorre nos últimos anos é por meio da crescente demarcação de terras na região sul.
D)De estarem localizados principalmente na região litorânea, área que apresenta a maior concentração fundiária brasileira.
E)Do aumento da demarcação de terras, que por direitos históricos pertencem aos primeiros desbravadores da Região Sul e Centro-Oeste.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
diria que a letra b cairia bem pois mostra de forma geral o que esta ocorrendo hoje com a população indigena.
Respondido por
3
Resposta:
Letra B
Explicação:
A invisibilidade social indígena é um fator que leva a esses grupos serem ignorados socialmente para agradar a bancada ruralista, que preza pela distribuição de terras para os mais poderosos.
Perguntas interessantes