Conflitos étnico-religiosos e de cunha separatista após a guerra fria (1947-1991) e suas principais razões
Soluções para a tarefa
Resposta:
A GUERRA DO GOLFO (1990-91)
Em agosto de 1990, o Iraque invadiu o Kwait, pequeno emirado produtor de petróleo, ciado artificialmente como Estado independente, em função dos interesses das companhias petrolíferas ocidentais.
AS GUERRAS DA BÓSNIA (1992-95) E DO KOSOVO (1998-99)
A crise do comunismo no leste europeu, em 1990, precipitou a desintegração da Iugoslávia. Ódios e ressentimentos entre os grupos étnico-religiosos e as nacionalidades que vivem na região, e que ficaram contidos por décadas, fizeram explodir um conflito violento, com atrocidades que chocaram o mundo.
OS CONFLITOS ÉTNICOS NA ÁFRICA CENTRAL (1993-94)
Foi na África que ocorreu a maior parte dos conflitos que marcaram a década de 90. À herança de atraso, miséria e dependência deixada pelo colonialismo europeu, somam-se rivalidades étnicas e tribais geradas por fronteiras criadas artificialmente e as lutas instigadas por grupos internacionais interessados em explorar as riquezas da região.
A GUERRA NA TCHETCHÊNIA (1994 e 1999)
Os tchetchenos, que têm uma longa tradição de resistência ao domínio russo, aproveitaram a onda separatista que levou a desintegração da URSS, em 1991, para proclamar sua independência.
E gostaria de saber o que é cunha separatista se possivel
OBS: Matéria de 3 ano do Ensino Médio