Confira três boas práticas de alfabetização, nos links que seguem:
1- Aulas de Libras melhoram comunicação entre crianças surdas e ouvintes.
Com aulas de Libras em conjunto, professora de escola pública garante comunicação efetiva entre estudantes surdos e ouvintes no interior de São Paulo.
2- Ressignificar saberes para valorizar eficiências no processo de alfabetização.
Educadoras passam a contextualizar processo de ensino de acordo com gostos pessoais de estudante com autismo e obtêm avanços.
3- Professora usa receitas e comida para alfabetizar turma de aluna com deficiência física.
Com o estudo de receitas de comidas de festas juninas, professora alfabetiza turma de 2º ano e garante inclusão de aluna com comprometimento físico.
A proposta é que você, após a leitura das três atividades indicadas, escolha uma das três práticas de alfabetização e, elabore um texto reflexivo, de aproximadamente 15/20 linhas, abordando os pontos relevantes da experiência relatada sobre alfabetização. Ainda, registre a contribuição da atividade para sua “futura gestão de sala de aula”, enquanto professor(a) alfabetizador (a) e justifique a escolha da atividade.
Soluções para a tarefa
Assertiva 2 escolhida.
Texto:
Partindo de uma perspectiva pedagógica, podemos observar o fracasso da educação no Brasil como um dos grandes reflexos da situação política do nosso país, devido a má gestão e administração assim como falta de políticas públicas que incentivem os alunos a ter um bom desempenho escolar.
Deste modo, é importante ressaltar a facilidade atual da internet e dos meios de comunicação como uma porta a ser utilizada para o aprendizado, introduzindo os limites necessários para a compreensão do mesmo quanto as disciplinas, visando ter um aproveitamento mais intenso da grade curricular.
Por fim, investir em educação é uma projeção de médio a longo prazo, pois o tempo estimado desde a entrada da criança no ensino fundamental até seu término no ensino médio leva cerca de 12 a 15 anos, e no meio disso os alunos ainda precisam se preparar para um mercado de especialização, e assim novos profissionais quando bem orientados projetando números melhores nas estatísticas econômicas do país.