Confidência do itabirano Alguns anos vivi em Itabira. Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas calçadas. Oitenta por cento de ferro nas almas. E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação. A vontade de amar, que me paralisa o trabalho, vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes. E o hábito de sofrer, que tanto me diverte, é doce herança itabirana. De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço: esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil, este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval ; este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas; este orgulho, esta cabeça baixa... Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionário público. Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói! (Carlos Drummond de Andrade) Sobre o poema de Drummond, é correto afirmar que: *
I. O poeta emprega o recurso do eu-lírico para distanciar-se do tema desenvolvido nos versos.
II. A palavra “confidência” afasta o poeta do tema proposto.
III. Há vários indícios que corroboram com a afirmativa de que existem contrapontos importantes entre o eu-lírico e o autor do poema.
IV. A palavra “confidência” aproxima o autor do tema proposto.
Estão corretas as proposições:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, III e IV.
ALGUÉM ME AJUDA PFVR?
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra C
Explicação:
Só se faz confidência pra quem é íntimo, a intenção é aproximar o leitor dele (Drummond) e o autor do texto nasceu e cresceu em Itabira, uma cidade de Minas gerais, o que corrobora a tese de que o eu lírico é muito parecido com o autor.
A alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre o poema de Carlos Drummond de Andrade é a letra C) III e IV.
A seguir, analisaremos cada uma das afirmativas apresentadas sobre o poema de Carlos Drummond de Andrade para conferir a sua veracidade:
I. A primeira afirmativa está INCORRETA, pois com o uso do eu lírico há a tentativa de aproximar o tema abordado nos versos.
II. A segunda afirmativa está INCORRETA, porque a palavra "confidência" aproxima o poeta do tema proposto.
III. A terceira afirmativa está CORRETA, dado que são vários os indícios que auxiliam para que se possa afirmar que há contrapontos entre eu lírico e o autor, uma vez que o autor nasceu e cresceu na cidade de Itabira.
IV. A quarta afirmativa está CORRETA, uma vez que a palavra "confidência" busca aproximar o autor do tema que se propõe.
Leia mais sobre poema de Carlos Drummond de Andrade em:
https://brainly.com.br/tarefa/37712343
Foto de Carlos Drummond de Andrade: