História, perguntado por gabriellecamargo212, 8 meses atrás

Confederação do Equador (onde ocorreu? Quando? Motivos. Como terminou?)​

Soluções para a tarefa

Respondido por augustogk890
10

Resposta:Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil.

Representou a principal reação contra a tendência monarquista e a política centralizadora do governo de Dom Pedro I (1822-1831), esboçada na Carta Outorgada de 1824, a primeira Constituição do país. O imperador, mesmo após a Independência do Brasil, permanecia atrelado aos interesses da Coroa Portuguesa, e mostrava-se simpático a uma proposta, feita pelo seu pai Dom João VI, de recriar o Reino Unido com base em fórmula que concederia ao Brasil uma ampla autonomia, porque assim preservaria seus direitos ao trono português. A fórmula, contudo, era vista por muitos pernambucanos como uma tentativa de recolonização. O movimento é considerado um desdobramento da Revolução Pernambucana de 1817.

Para derrotar os revolucionários, Dom Pedro I pediu empréstimos à Inglaterra e contratou tropas no exterior, que seguiram para o Recife sob o comando de Thomas Cochrane. A repressão foi a mais violenta na história do império brasileiro: 31 revoltosos foram condenados à morte — sendo que 9 não foram executados porque conseguiram fugir —, centenas foram presos e muitos morreram em combate.Ainda em retaliação, o imperador desmembrou a Comarca do Rio de São Francisco do território pernambucano (sete anos antes, Dom João VI havia desligado de Pernambuco a Comarca das Alagoas como punição pela Revolução Pernambucana).

Explicação:


gabriellecamargo212: Obrigado!!!
Respondido por BB2
8

Resposta:

Explicação:

Ocorreu em Pernambuco,no dia 2 de julho de 1824 , se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil. A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que ocorreu durante o período imperial. Foi uma reação à Constituição outorgada por dom Pedro I no mesmo ano. Essa Constituição mantinha o Brasil preso a um governo centralizador, sob o comando dos portugueses.

Terminou com a ofensiva militar terrestre e naval das tropas imperiais de Dom Pedro I, comandada pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva e o Lord Cochrane, Um dos maiores líderes da Confederação do Equador, Frei Caneca, foi condenado à morte.

Perguntas interessantes